quinta-feira, 28 de junho de 2012


0 DICAS PARA MANTER OS CABELOS DYVOS 
praia, sol, piscina

Praia, clube, sol, piscina, fim de semana tostando na areia ou até mesmo quem trabalha debaixo de sol, é importantíssimo cuidar não apenas da pele, mas dos cabelos também! O seguidor e leitor (e meu amigo) Caio  me pediu para fazer um post sobre como salvar os cabelos dessas situações sem deixar de aproveitá-las, claro.
Estreia hoje também mais uma tag do blog: Peça um post.
Vamos ás dicas!

1. As agressões sofridas pelos fios durante o verão são devidas ao cloro, o sal do mar e sol, por exemplo. Segundo especialistas, a cutícula do nosso cabelo se abre, ou seja, tudo de ruim que poderia acontecer com ele, acontecerá e por isso o aspecto sem vida. Para eliminar o sal do mar ou o cloro, tenha sempre em mãos água mineral. Se não tiver chuveiro no local onde você está, leve uma garrafinha de água com você para esses fins.

2. Evite tudo que deixe o cabelo mais sensível: relaxamento, permanentes e luzes claríssimas.

3. Para eliminar a agressão do sol no cabelo, use filtro solar. Filtro solar de passar na pele???? Não, existem filtros solares especiais para cabelos que formam uma substância protetora resistente à água e devem ser reaplicados após cada mergulho.

4. Filtro solar para os cabelos é caro? Não gosta? Use então, produtos com proteção de raios UV.

5. Deixar condicionador nos cabelos não significa hidratá-los! Muitos tem essa ideia completamente errada e o efeito acaba sendo contrário do que se espera. Eles devem ser completamente retirados dos fios. Quer deixar algo no cabelo, que seja um leave-in SEM ENXÁGUE com proteção UV, por exemplo.

6.Use shampoos e condicionadores específicos para essa época, com substâncias leves e nada de excessos.

7. Máscaras reconstrutoras são ESSENCIAIS para os cabelos. Mas APENAS de uma a duas vezes por semana, pois mais que isso pode deixar os fios quebradiços. Se preferir ir a um salão pra dar aquela restaurada, é bom! Mas sugiro que seja uma vez por semana. Caso queira fazer em casa, durante o banho mesmo é bacana de fazer. Mas como usar?? Eu usava errado, confesso. Aprendi à pouco tempo que deve-se utilizar o shampoo, depois a máscara (deixe uns 3 a 5 minutos e retire) e depois passe o condicionador. Aconselho também usar todos os produtos da mesma linha e ter duas linhas diferentes, para ir intercalando e assim, não viciar os fios (dica para todas as estações)

8. Pranchas e secadores estão proibidos pois o calor agride mais ainda os fios dos seus cabelos deixando-os sem vida, ressecados e sem brilho.

9. Gatas e gatos, sei que é complicado aguentar a cabeleira no calor, mas POR FAVOR, jamais prendam ou amarrem o cabelo molhado. Isso acaba, detona com o cabelo!

10. Alimente-se bem! Sei que em certos locais é complicado, a gente acaba beliscando uma coisa aqui, outra ali. Mas tenha sempre o hábito de comer frutas e alimentos leves nessa época, afinal nossos cabelos precisam nascer saudáveis para serem saudáveis, né?

Vi uma reportagem muito bacana do Rodrigo Cintra (que ahaza nos cabelos) dando umas dicas pra cada tipo de cabelo (e algumas das coisas que eu disse aprendi com ele):

 Cabelo virgem: “Geralmente, os cabelos que nunca foram tingidos tendem a ser oleosos na raiz. Portanto, a hidratação tem que ser mais suave e menos oleosa. Recomendo sempre aplicar o produto somente no comprimento e pontas”.
 Cabelo tingido: “Os cabelos tingidos e com luzes perdem queratina no processo de pigmentação. Por isso, o ideal é fazer uma hidratação com reposição de queratina”. – Qual hidratação? Cauterização (sempre me salva), Queratinização. Recomendo fazer em salão, ok?
 Cabelo afro: “Os cabelos afros têm uma grande tendência serem ressecados nas pontas devido à sua forma, que dificulta o acesso a oleosidade do couro cabeludo. Nesses casos, o melhor é utilizar produtos de alta nutrição, à base de óleo e emolientes”.
 Cabelo fino: “Uma dica para os cabelos finos é uma hidratação intercelular que também pode ser feita em salões. Esse tratamento evita que os fios fiquem mais achatados e sem graça”.
 Cabelo oleoso: “Não recomendo hidratar. Um excesso de nutrição pode causar até danos ao couro cabeludo e queda”.
 Cabelo seco: “Quanto mais hidratar, melhor! Intercale dois tipos de hidratação a cada 15 dias: uma mais oleosa e outra de reconstrução”.

Coloquei aqui algumas sugestões que eu já usei e outras que pedi indicações pra amigas.

1 - Leite Para Pentear Fructis Óleo Reparação 3 Óleos 150ml. 
2 -ELSÈVE SOLAR Leite para Pentear 150ml.
3 - Ox Solar Creme Protetor Solar Cabelo (Creme Proteção Cabelo) 175g.
4 - Nativa SPA Shampoo e Condicionador Exótico Restauração dos Fios Ameixa (Antes era cereja e agora é ameixa), 400ml e 250 ml.
5 - Máscara de Hidratação ARGAN SHINE, Barrominas 250ml. (Sugestão para cabelos crespos)
6 - Mascara Tratamento Dove Reconstrução Completa 350g. 
7 - Complexo Capilar Capicilin Queratina 40ml. Descrição: 
8 - Creme Tratamento Sachet Keratinology Reconstrutora 30g. 
9 - Ampola De Tratamento Pantene Individual 15ml. 




Claro que depende muito do tipo do seu cabelo! Cada cabelo se adapta melhor a certos produtos! São apenas sugestões. Espero que tenham gostado! Beijos e se joguem no sol sempre com proteção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.