terça-feira, 5 de abril de 2011

Cicatricure para cicatrizes hipertróficas e quelóides

Eu sempre tive uma boa cicatrização. Fiz cirurgia de apêndice e mamoplastia de aumento (prótese de silicone) e elas são quase imperceptíveis nos locais. Contudo, quando fiz a minha cesárea fiquei com uma cicatriz hipertrofiada e isso me incomodou um pouco.

Para escolher o melhor tratamento da cicatriz primeiro temos que identificar que tipo de cicatriz nós temos. Pois já existem no mercado vários tipos de tratamentos adequados a cada tipo de cicatriz.

O processo de cicatrização do corpo é simples. O organismo identifica uma lesão (seja de uma cirurgia ou de um acidente) e começa a produzir tecido cicatricial, que é um tecido mais fibroso e com uma textura diferente da nossa pele normal. Esse tecido é produzido até que o organismo perceba que já reparou totalmente o tecido lesado. Essa é a chamada cicatrização perfeita, embora não seja totalmente imperceptível, pois como falei o tecido cicatricial é diferente do nosso tecido normal.

Mas infelizmente nem sempre é assim que ocorre a nossa cicatrização. Às vezes, por motivos ainda não identificados pelos médicos, o nosso organismo não consegue identificar que a lesão em nosso tecido já foi totalmente reparada e continua produzindo tecido cicatricial. Esse excesso de produção de tecido é que forma o quelóide ou cicatriz hipertrófica.

A maior diferença entre quelóide e cicatriz hipertrófica é que no primeiro o crescimento excessivo do tecido ultrapassa a região da lesão e invade o tecido são; e a cicatriz hipertrófica gera um crescimento excessivo de tecido apenas na região lesada. Desta maneira o quelóide pode tomar proporções muito grandes e se espalhar por regiões vizinhas ao tecido lesionado.

A cicatriz hipertrófica normalmente regride depois de certo tempo, deixando uma marca mais larga na região, mas com a textura de uma cicatriz normal. O quelóide não regride e pior, pode continuar crescendo se houver estímulo, então NÃO COCE a cicatriz e nem fique agredindo a cicatriz sem orientação médica!

Quem tem uma cicatriz de quelóide provavelmente terá todas as cicatrizes com essa estrutura. É melhor evitar cirurgias nesse caso.  Mas quem tem cicatriz hipertrofiada pode ou não ter mais cicatrizes assim. É uma loteria. Eu, por exemplo, tive cicatrizações normais o apêndice e na plástica mas tive uma cicatriz hipertrófica na cesárea.

Bom, fiz toda essa descrição para dizer que o produto Cicatricure Gel promete melhoras em todos os tipos de cicatriz, seja ela normal, hipertrófica ou quelóide, antigas ou recentes. A indicação é para a aplicação generosa 4 vezes ao dia em cicatrizes recentes, durante 8 semanas; e 3 vezes ao dia, durante 3 meses em cicatrizes antigas. O tubo possui 30 gramas e custa em média R$45,00



É uma espécie de hidratante bem ralinho. O cheiro é normal e deixa a pele bem hidratada. Usei por 3 meses, 3 vezes ao dia, pois minha cicatriz já possui mais de um ano, ou seja, é antiga. Vamos ver os resultados?



Eu acho que houve sim uma melhora. As bordas da cicatriz afinaram um pouco e ficaram mais claras. Mas eu confesso que eu esperava mais! Usei insistentemente durante o período recomendado, não tomei sol durante o período do tratamento, fiz massagens.. sinceramente eu achei que o resultado foi muito discreto. Mas não podemos dizer que não houve melhoras.

Não pretendo continuar com esse tratamento, já estou em busca de algo mais eficaz.

O que vocês acharam? Valeu a pena?!

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.