sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como aprender a dançar balé: movimentos, passos e técnicas

O Balé é uma forma de dança clássica. Apesar de as bailarinas parecerem muito delicados e graciosos, uma grande dose de força é necessária para executar o balé adequadamente. Dançar en pointe, ou em sapatilhas para os dedos dos pés, é uma forma mais desafiante de balé clássico, e só é recomendado depois de anos de treinamento rigoroso de balé. Bolhas e pés doloridos são a maneira de viver de qualquer bailarino, especificamente depois que um dançarino começa en pointe.
Aprender balé, na ausência de instrutores profissionais, não tem de ser uma façanha impossível (ou eu quis dizer pés? nt: do inglês ‘feat’ (façanha) x “feet” (pés)). Você pode comprar um par de sapatilhas de balé, mas se você não tem espaço para isso no seu orçamento, não se preocupe. Simplesmente dançe descalço. Se você realmente planeja comprar sapatilhas de balé, a sua melhor opção seria visitar uma loja de vestuário para dança. Então, se você encontrar opções melhores on-line, pelo menos saberá que tamanho encomendar. O tamanho que você precisa não será o tamanho que você costuma usar para seus sapatos normais de todos os dias, ele será alguns tamanhos menor. Os calçados de balé precisam ajustar-se sem folga e conformar-se aos seus pés. Calçados bem-ajustados são essenciais para dançar balé, porque você precisa ser capaz de sentir o assoalho.

O balé tem 5 posições básicas que servem de alicerce para os passos mais complicadas. Você vai aprender as posições próprias tanto para os braços quanto para as pernas, para cada uma dessas 5 posições. Muitos vídeos infantis populares que demonstram a dança do balé pode ser encontrados na seção de brinquedos de muitas lojas. Se você é um adulto tentando aprender balé, não se sinta acanhado em adquirir estes produtos. Você terá um instrutor ao vivo em sua própria casa, por menos de R$ 60,00. Use estas instruções de dança para aprender movimentos e técnicas básicas do balé.

As cinco posições do balé

Primeira posição.
  1. Em pé, ereto, com os pés juntos. Faça seus calcanhares se tocarem. Os dedos do pé esquerdo ficam completamente voltados para a esquerda, e os dedos do pé direito ficam completamente voltados para a direita.  Seus pés forma uma linha praticamente reta, exceto por seus dedos apontarem sempre ligeiramente para a frente.
  2. Coloque os braços em frente ao corpo como se estivesse abraçando uma bola gigante.
  3. Pressione os ombros para baixo e alongue o pescoço.
  4. Suavize seus dedos. Nenhuma tensão em seus dedos é permitida.
Segunda posição.
  1. Comece na 1ª posição e mova as pernas de modo a ficarem separadas por uma distância um pouco além da largura dos ombros.
  2. Estenda os braços para os lados na altura dos ombros. Seus ante-braços e mãos estarão ligeiramente voltadas para a frente de modo a formarem quase um ângulo de 180°.
Terceira posição.
  1. Fique na 1ª posição. Agora mova o seu calcanhar direito de modo que ele toque no arco de seu pé esquerdo. Esta é 3ª posição.
  2. Você também pode executar a 3ª posição no lado esquerdo. Mais uma vez, comece na 1ª posição. Desta vez mova seu calcanhar esquerdo de modo que ele toque no arco de seu pé direito.
  3. Comece com os braços na  2ª posição, agora mova seu braço esquerdo acima da cabeça, como se estivesse estendendo para colher uma uma maçã de uma árvore. Imagine uma linha descendo pelo centro do seu corpo. Seu braço esquerdo jamais vai cruzar essa linha.
Quarta posição.
  1. Comece na 1 ªposição. Mova sua perna direita para a frente da sua perna esquerda, de modo que elas fiquem separadas. Seus dedos direitos apontam em direção à direita, os dedos à esquerda apontam em direção à esquerda. Você poderia desenhar uma linha reta do calcanhar do seu pé direito até os dedos do seu pé esquerdo, se estiver fazendo esta posição corretamente..
  2. Volte para a 1ª posição. Desta vez mova seu pé esquerdo para a frente, e coloque-o  na frente do pé direito. Este é considerado o lado esquerdo da 4 ª posição.
  3. Coloque seus braços como estavam na 3 ª posição, agora mova apenas o braço direito para fora, à sua frente, como estava na 1 ª posição, abraçando uma bola de praia.
Quinta posição.
  1. Comece na 4 ª posição e escorregue a perna da frente para trás de modo que ele toque a perna de trás. Se você começou a 4 ª posição com a perna direita na frente, seu calcanhar direito estará tocndo os dedos esquerdos.. Como você pode ver, a 3ª, 4ª e 5ª posições podem ser feitas em ambos os lados. Existe uma variação de lado esquerdo e lado direitopara cada uma dessas posições. Para a 1ª e 2 ª posições, existe apenas uma maneira de fazê-las.
  2. Comece com os braços na 4 ª posição e mova o seu braço direito acima da cabeça, tal como o seu braço esquerdo já está posicionado.
O balé tem rigorosos requisitos para o alinhamento corporal adequado. Quando está executando qualquer uma das 5 posições básicas, existem várias coisas importantes para lembrar.
  1. Seu glúteo sempre estarão voltados para baixo, e seus músculos abdominais sempre estarão flexionados (encolhidos).
  2. Pressione seus ombros para baixo (não os levante para cima na direção das orelhas).
  3. Mantenha o pescoço alongado.
  4. Mantenha o queixo ligeiramente inclinado para cima.
Agora que você dominou as 5 posições básicas , pode tentar fazer alguns movimentos básicos do balé. Iremos agora discutir os seguintes movimentos: plié e grand plié. Eles são tradicionalmente feitos na primeira parte de uma sessão prática na barra. Uma barra é uma grade de madeira afixada a uma parede, e é utilizada para a prática de passos de balé. É usualmente afixada à parede a meio caminho entre a cintura e a altura do ombro. Por agora, o encosto de uma cadeira da sala de jantar será suficiente.
O primeiro passo que você vai praticar é um plié. Plié significa dobrar (flexionar). O Plié é uma uma versão mais graciosa de flexionar profundamente o joelho, e forma quadríceps fortes. Um demi plié é um movimento que pode ser feito em todas as 5 posições do balé e pode ser melhor descrito como uma meia flexão.

Para executar um demi plié:
  1. Começando na 1ª posição, comece flexionando os joelhos enquanto desce até o chão, até alcançar um ponto em que você não pode mais flexionar sem elevar os calcanhares para fora do chão. Pare neste ponto.
  2. Suba para a posição inicial. Ambas as porções, ascendente e descendente, de um demi plié são feitas cada uma com uma contagem de 2.
Experimente fazer 10 demi pliés em todas as 5 posições de balé. Lembre-se que para a 3 ª, 4 ª e 5 ªPosições irá necessitar realizar 10 demi pliés, em ambos os lados esquerdo e direito. Demi pliés em 1 ª e 2 ªposições podem ser feitas com as mãos levemente colocadas no encosto de cadeira  da sala de jantar. Não se apóie nem se pendure sobre a cadeira para se equilibrar ou apoiar. Quando você estiver fazendo demi pliés nas posições de 3 a 5, você vai repousar seu braço esquerdo sobre a cadeira quando você estiver fazendo o lado direito, o que significa que a sua perna direita está na frente. Seu corpo estará perpendicular ao encosto da cadeira da cadeira. Quando você estiver fazendo o lado esquerdo, o seu braço direito vai repousar  sobre a cadeira.

Depois de dominar o demi plié em todas as 5 posições, você está pronto para grand pliés.

Para realizar um grand plié:
  1. Comece na 1ª posição. Mantenha uma postura ereta como se estivesse sentado em uma cadeira com as costas contra o encosto. Mova a parte superior do corpo um nadinha para a frente. Você não está se inclinando muito para a frente, mas nunca está tão ereto que arrisque a arquear as costas.
  2. Continue a manter a sua postura ereta e comece a flexionar os joelhos na direção do solo. Isto fará seus joelhos se moverem para fora em ambas as direções. Vá tão longe quanto possível sem elevar o seu calcanhar do piso.
  3. Quando você não puder mais se abaixar sem elevar o calcanhar, simplesmente eleve os calcanhares e continue a descer em diração ao chão. Equilibre-se nas esferas dos pés.
  4. Faça a porção descendente de um grande plié em uma contagem de quatro.
  5. Pare quando suas nádegas estiverem perto dos calcanhares, mas sem tocar. Você não deve se sentar sobre os calcanhares. Você ainda está segurando seu peso. Quando chega a este ponto, você imediatamente começa a subir e termina casualmente na 1ª posição, onde começou..
  6. Faça a porção ascendente em uma contagem de quatro.
  7. Na subida, apóie novamente os calcanhares no solo, no primeiro ponto possível, onde você sinta que é natural fazê-lo (isto ocorre quando suas perna ainda estão flexionadas), e então continue até sua posição inicial.
Faça grand pliés em todas as 5 posições. Da mesma forma que no demi plié, você fará mais grand pliés na 3ª, 4ª e 5ª posições porque terá de fazer os grand pliés em ambos os lados, direito e esquerdo.

Mesmo que você nunca faça uma audição para uma companhia de balé de renome mundial, fazer 20 minutos de exercícios de balé por dia pode ser uma ótima forma de exercício anaeróbico que fortalece os músculos e tem benefícios similares a outras formas de treinamento de resistência, como levantamento de pesos. Na verdade, há rumores de que muitos jogadores profissionais de futebol têm feito treinamento de balé para melhorar seu jogo. Se eventualmente você decidiu ir adiante com o balé, terá fortalecido músculos que são o núcleo da dança, e disporá de uma base sólida a partir da qual avançar.

Como Escolher Uma Sapatilha



Uma sapatilha de ponta não pode ser ajustada como um sapato de rua. Pois estes são ajustados de forma a ficar espaçosos e confortáveis, freqüentemente com "espaço para crescer". Isto é desastroso em uma sapatilha. Uma sapatilha de ponta deve ajustar o pé como uma boa luva de couro: ajustada, mas com suficiente espaço para permitir que os pés do bailarino deitem na superfície e trabalhem corretamente.
Para verificar o ajustamento, aqui vão alguns passos a ser seguidos ao experimentar uma sapatilha nova:

1. Plié em segunda posição.


Permaneça em segunda posição e faça um grand plié. Isto colocará seu pé em sua posição mais longa - como na aterrissagem de um grande salto. O grand plié deve ser mais baixo que o normalmente feito em sala de aula. Para este ajuste, não esteja preocupado com aparência ou técnica perfeita. Se seus dedões do pé estão apenas tocando o fim da caixa, sem senti-los esmagados ou com dor, então o comprimento está correto. Se seus dedões do pé não tocam o fim da caixa, a sapatilha é muito grande. Se existe pressão dolorosa nas pontas de seus dedões do pé então a sapatilha é muito pequena ou muito larga. Confirme o comprimento no próximo passo.

2. Belisque o calcanhar.
Deixe seu pé na ponta mas sem colocar o peso. Você deve ser capaz de beliscar 1/4 de polegada na parte superior do calcanhar, para assegurar que existe espaço suficiente para os dedões do pé quando subirem na ponta e quando estiver de pé. Se você pode colocar um dedo inteiro atrás do calcanhar é quase certamente muito grande. Se você não pode beliscar qualquer material é poque está muito pequeno.

3. Verifique a caixa e largura.
A frente da sapatilha deve ser justa mas confortável, não tão apertada que apareçam protuberância de joanetes ou outras extremidade na parte dura da caixa. Com um ajuste perfeito a borda da parte dura da caixa não mostra protuberâncias pelo cetim. A sapatilha deve ser tão justa que será impossível deslizar um dedo na sapatilha para os lados ou para o topo do pé.






4. Verifique colocação, altura de gáspea e dureza de palmilha
Quando subir na ponta você deve estar "acima" da plataforma, não ser contido. O arco da sapatilha deve ajustar no arco de seu pé. O equilíbrio na ponta deve ser maravilhosamente fácil. Se você achar que está sendo contido, pode tentar uma gáspea mais baixa(tendo certeza que as juntas e joanetes são totalmente cobertos) ou uma palmilha mais flexível. Se você sentir que seu pé está "indo muito longe", pode tentar uma altura de gáspea maior ou uma palmilha mais dura.

O COQUE perfeito


O cabelo bem preso é essencial para o bom desenvolvimento dos exercícios durante aulas e ensaios. A bailarina deve estar concentrada na dança, nos exercícios, no seu corpo, e não preocupada em arrumar o cabelo ou tirar a franja do olho. Para isso, precisamos de liga de cabelo, grampos, uma redinha e gel, no caso das apresentações.
Faça um rabo de cavalo bem puxado. Ele pode ser: baixo (três dedos acima da nuca); médio (na reta da orelha); alto (três dedos acima da reta da orelha).
Se você tem cabelo muito cheio, divida o rabo em dois.
Torça as duas partes do cabelo ou o cabelo todo, e vá enrolando o cabelo torcido em volta da liga do rabo de cavalo. Depois de enrolar a primeira parte de cabelo torcido, prenda-a com grampos e enrole a segunda por fora da primeira, de modo que o coque fique "espalhado" na cabeça.
Coloque a redinha e prenda-a com grampos nos cantos do coque, e não no meio dele, para que os grampos não apareçam.
Prenda a franja com um tic-tac (prendedor de cabelo) ou uma faixa.
Em dias de apresentações, faça o rabo de cavalo com gel, para que o cabelo não solte "pedacinhos" ou arrepie os fios.
Para que o coque fique mais firme, caso seu cabelo seja comprido, você pode fazer tranças ao invés de enrolar as partes do cabelo.

Livros Sobre Ballet

Aqui estão algumas sugestões de bons livros, para conhecer ou se aprofundar na arte da dança. Alguns deles o comentário foi pessoal porém alguns ainda não tive oportunidade de ler. Mande seu comentário também.


Ana Botafogo na magia do palco. Ana Botafogo e Suzana Braga
A Biografia da bailarina Ana Botafogo, conta suas experiências dentro da dança, como se tornou uma grande bailarina ganhando reconhecimento e respeito. Faz ainda uma análise dos principais balés dançados por ela relatando fatos interessantes que marcaram sua carreira.



O Brasil Descobre a Dança Descobre o Brasil. Helena Katz.(Brazil Discovers the Dance Discovers Brazil)
Este livro nasceu do esforço conjunto da DBA e da paixão de Vera Lafer pelo balé, e vem preencher uma lacuna no mundo da dança, traçando, através de três de seu principais personagens - o Ballet Stagium, Ivaldo Bertazzo e J. C. Violla - um panorama da história da dança no Brasil. Agora o Brasil descobre a dança no texto, com uma abordagem estética, delineia os principais movimentos da dança nos últimos 25 anos.
A Dança. Miriam Garcia Mendes.
Da Pré-história ate Nossos Dias, Numa Perspectiva Antropológica e Artística, os Momentos Marcantes da Dança.


Balé uma arte. Dalal Achcar
Livro muito completo, abrange vários aspectos, não apenas do balé mas da dança como um todo. Fala da história, da montagem coreográfica, musica, vestuário, além de apresentar um bom glossário e trazer pequenas biografias de grandes bailarinos. É um dos melhores desta lista.


Dança Educação: Princípios, Métodos e Técnicas. Dionisia Nanni.
Um estudo que recoloca a Dança no universo educacional. Uma proposta pedagógica para o estudo da dança, delineando um contorno didático para o conteúdo educativo.



Dançar a Vida. Roger Garaudy.
"Dançar a Vida" trás a história emocionante da dança em uma narrativa simples e de fácil compreensão. Traz também a história de várias personalidades, importantes na dança moderna, como Martha Graham, Mary Wigman, Rudolf von Laban e muitos outros. Com pequenos depoimentos, um livro para quem gosta e quem é apaixonado pela arte de dançar.



Dança, Experiência de Vida. María Fux
María Fux condensa neste livro sua experiência de mais de 30 anos, como coreógrafa e bailarina e, sobretudo, como educadora que transmite sua linguagem artística. O livro mostra como podemos nos expressar através do corpo como meio de comunicação a serviço da educação, mesmo quando há problemas de deficiência física, e sem limite de idade.

Dentro da Dança. Murray Louis
Murray vive dentro da dança desde 1949. Viu a profissão crescer, modificar-se, definir-se, redefinir-se. De lá para cá, com a ampliação de público e crítica, multiplicaram-se os que falam sobre a dança, feita no entanto, como sempre, por bailarinos. "Escrevi este livro", diz Murray, "para dar voz a esses artistas não verbais". Este é um livro surpreendente sobre a dança, vista de dentro. Na verdade, vista do centro. Trata da dor, do riso, do suor, da energia, da resistência, do desespero e da glória do bailarino, além das alegrias de todos os que estão comprometidos com as artes.


Dicionário de Ballet. Ana Pavlova
Bastante interessante, pois além da ótima explicação dos passos, vários deles vem com ilustrações que facilitam ainda mais o entendimento. As dúvidas que freqüentemente surgem a respeito da técnica, muitas vezes podem ser solucionadas através do dicionário.



História da Dança. Eliana Caminada
A professora de dança Eliana Caminada traça um panorama da história da dança no mundo, desde os povos antigos até a atualidade. Dedica especial atenção ao Brasil, mostrando a trajetória da dança em nosso país, bem como suas manifestações regionais.



História da dança. Maribel Portinari
Essencial para compreender as origens, a diversidade e as transformações que a dança vem sofrendo desde os tempos antigos. Bastante abrangente, o livro trata da dança no Brasil e no mundo. As razões, a evolução, os grandes nomes, que jamais serão esquecidos, estão presentes neste livro.


Cartas Sobre a Dança, Noverre, Marianna Monteiro(Lettres Sur La Danse)
O exame aprofundado das concepções de Noverre sobre a dança e os escritos epistolares deste pioneiro da reflexão teórica acerca do balé constituem o duplo tema deste livro. A autora selecionou e traduziu quinze cartas da edição de Stuttgart-Lyon (Lettres sur la danse, 1760), tendo em vista colocar ao alcance do público de língua portuguesa a obra de Noverre e sua leitura crítica, num único volume. A presente obra responde à necessidade de um estudo acurado e sensível do pensamento noverriano e de sua importância para a compreensão da dança na modernidade.

Nureyev. Peter Watson
Considerado o maior bailarino do século XX, Rudolf Nureyev foi também o mais enigmático. Com acesso especial ao arquivo da KGB sobre o artista, Peter Watson escreveu a primeira e mais documentada biografia de Nureyev desde sua morte por AIDS em 1993. Explorando a fundo a vida pública e privada do bailarino, Watson faz revelações bombástica neste volume. O livro traça o perfil de um homem que foi muito mais do que um dançarino. Rudolf Nureyev foi um solitário, um apaixonado e um romântico que, tanto no palco como fora dele, levou uma vida turbulenta e, em seus últimos dias, trágica.
Beijoos!
By:bianca

 

Sapatilhas


Endurecendo as Sapatilhas


Aplique cera líquida (aquela de assoalho) na ponta com uma escova de dentes velha. Aplique somente na parte externa da sapatilha, e somente onde a dureza é desejada. Encha a caixa com jornal, e coloque as fitas dentro da sapatilha. Coloque-a em um forno frio e asse aos 250 graus por 3 minutos. Desligue o forno e deixe as sapatilhas lá dentro durante toda a noite.
Abra um espaço entre as palmilhas de reforço, espalhe a cola uniformemete para evitar protuberâncias na sola , deixe secar por 1 ou 2 dias , ou então até a sapatilha perder o cheiro da cola . Para algumas bailarinas este truque pode durar até três meses.
Vá até um sapateiro de confiança e peça para que ele encha sua sapatilha de "tachinhas" , peça para que ele distribua uniformemente e para que tenha cuidado para não machucar seu pé . Ele não deve lhe cobrar mais de R$ 5,00 , que já é um preço alto .
Este truque não é para remediar , e sim para prevenir , com este segredinho , suas sapatilhas demorarão mais para quebrar . Quebre a sapatilha (pode ser na porta , na cadeira , onde der )na altura de uns três dedos contados a partir do calcanhar.
Este truque ajuda a quem tem muito peito de pé . Para este truque você vai precisar de um elástico grosso (cerca de dois dedos de largura ) da cor da sapatilha , linha e agulha . Costure o elástico na abertura inicial da gaspe , cavidade próxima dos dedos , assim vai segurar o seu peito de pé , você não fará tanta força , logo , quebrará mais devagar a sapatilha.



Se as sapatilhas de pontas que você está usando estiverem ótimas no seu pé mas um pouco moles nas ponteiras, coloque um pouco de verniz dentro da ponteira e movimente-a para que ele fique bem espalhado. Encontre algum lugar para que elas possam secar em pé apoiadas em alguma coisa durante 24 horas.
Make up




Truques de Maquiagem



Para que a sua maquiagem dure muito mais tempo e fique sempre perfeita, siga as seguintes dicas:
- Antes de iniciar a maquiagem, você deve limpar, tonificar e hidratar a pele;- Uma boa opção para aumentar a durabilidade da sua maquiagem é passar soro fisiológico sobre a pele;- Para quem tem pele oleosa, o ideal é utilizar produtos oil-free (sem óleo) e não comedogênicos (não obstrui os poros);- Para aquelas pessoas que possuem a pele seca, é importante utilizar produtos que tenham ação hidratante;- Se você deseja disfarçar as olheiras, aplique o corretivo um tom mais claro que o de sua pele;- Uma base mais clara que a sua pele, aplicada no centro do nariz, fará com que ele pareça mais longo e afinado;- Para suavizar o queixo duplo aplique uma base mais escura.- Caso deseje suavizar olhos profundos, remova os pêlos da porção inferior das sobrancelhas.- Ao aplicar o rímel, direcione o bastão para cima e para os lados.- Se os seus olhos são muito juntos, comece a depilar as sobrancelhas na altura do canal lacrimal, para que eles pareçam afastados.- Se os seus lábios são muito finos, desenhe uma linha ao redor deles com um lápis específico para essa região. Preencha este espaço com batom.- Para que o seu batom dure mais tempo na boca, aplique-o uma vez e retire o excesso com um lenço de papel. Repita este mesmo procedimento e perceba a melhor fixação do batom. 
 

Dicas









Aqui você encontrará dicas para se dar cada vez melhor no ballet!
Sapatilhas : Ponta / Meia-ponta
 
Meia ponta: São as sapatilhas usadas normalmente para se fazer aula...podem ser de lona,couro,com ou sem strech,meia sola,sola inteira...enfim,é aquela que não possui o gesso na ponta.
 
Ponta: É aquela sapatilha q possui a ponta dura,e a sola idem....normalmente a ponta é feita de gesso e a sola de madeira,o q ajuda a dar sustentação nu pé,para a bailarina se equilibrar nas pontas dos pés(em cima dos dedos).
Existem vários modelos e várias marcas,cada modelo se adapta melhor para cada tipo da pé:pés mais finos,pés mais grossos na ponta,mais compridos...e também se adequam conforme a força q a menina possui(a madeira da sola é mais dura ou mais mole),assim,as q possuem mais força usam pontas mais duras e as que possuem menos força usam pontas mais moles.Isso é para ninguém se machucar.
Portanto,pergunte para a sua professora de ballet qual ponta ela acha que é mais adequada ao seu pé,assim você não terá problemas no tendão,nem no joelho.

Algumas marcas e modelos para você
Sapatilhas de Meia-Ponta
2000.jpg
Capézio : 2000 - Profissinal - couro com stretch - sola dividida
2001.jpg
Capézio : 2001 - Profissional - lona ou couro com lycra - sola dividida
Sapatilhas de Ponta
179.jpg
 Capézio : 179 - Fouetté - profissional, recorte lateral diagonal, gáspea alta em "V"
177.jpg
Capézio : 177 - Contempora II - profissional, com biqueira de camurça

Alimentação


Alimentação da BailarinaSaúde & Performance -



Geralmente a alimentação de bailarinas não é adequada já que exigências como a manutenção do baixo peso observado faz com que atletas desse porte caminhem para distúrbios alimentares e uma conseqüente e severa perda de peso.
Observou-se em alguns estudos realizados que a alimentação de praticantes desse esporte é carente em cereais, fibras e proteínas. Foi ainda relatado que a dieta era ainda mais restrita em períodos de apresentações e que 60% das atletas tomavam suplementos vitamínicos, para que, assim, explicassem a carência desses nutrientes na alimentação.
Sendo assim, nota-se que muitas bailarinas sofrem de um distúrbio alimentar chamado anorexia, doença caracterizada pela importante perda de peso causada por uma redução drástica voluntária do consumo alimentar e consequente perda de apetite. Essa redução calórica é geralmente causada pela busca constante por um corpo magro exigido às bailarinas. Assim, a anorexia é um distúrbio alimentar proveniente de fatores biológicos, psicológicos, familiares e sócio-culturais.
Sabe-se que, como a dieta é pobre tanto em nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos) como em calorias, as bailarinas podem apresentar comprometimentos, principalmente se esses hábitos alimentares começarem ainda quando crianças. O período de crescimento e desenvolvimento pode ser prejudicado não chegando ao seu ápice. Por outro lado, a importância de uma aparência característica, retratando a magreza extrema torna muito
difícil uma adequação da alimentação, assim, é indispensável uma orientação profissional para que não ocorra qualquer prejuízo.
A amenorréia é outro distúrbio comum entre atletas, atingindo de 27 a 50% das bailarinas, possivelmente ocasionada por dois motivos diferentes. Sabe-se que o exercício físico em excesso faz com que o hormônio prolactina seja liberado inibindo a ovulação. Além disso, é comum entre as bailarinas um controle exagerado na dieta e muitas vezes inadequado, fazendo com que a porcentagem de gordura corporal seja insuficiente para que ocorra o processo de ovulação.
Para manter o peso de uma forma saudável, algumas dicas são importantes:
Beba bastante água durante o dia, e principalmente durante o treino;
Coma mais alimentos com um alto teor de fibras (cereais como aveia e trigo, frutas como ameixa, mamão, maçã entre outros);
Procure fracionar a sua dieta fazendo vários lanches durante o dia;
Não pule refeições;
Coma devagar mastigando bem os alimentos;
Nunca deixe de atingir suas necessidades calóricas e adeque sua alimentação consumindo alimentos de todos os grupos, já que cada um deles possui diferentes e importantes funções no seu organismo:


1. Energéticos: pães, massas, cereais, bolos - responsáveis pelo fornecimento de energia para a realização das atividades diárias;
2. Construtores: leite e derivados, carnes, ovo - responsáveis pela síntese ou reparação de tecidos do corpo;
3. Reguladores: frutas e verduras, legumes - responsáveis por regular todos os processos ocorrentes no organismo e melhorar a função intestinal.
A prática de qualquer atividade física não deve ser executada em condições de jejum sob risco de crises hipoglicêmicas precedidas de mal-estar, náuseas podendo até levar a perda momentânea da consciência. A prática da atividade física é recomendada com um consumo de alimentos ricos em carboidratos 2 horas antes da mesma, dentre esses alimentos estão pães, massas, açúcares, tubérculos, etc.


Durante a atividade, a manutenção da glicemia ocorre também com o consumo de alimentos em concentrações não tão altas de carboidratos como cenoura, vagem, sucos de frutas.
Após a atividade, o consumo dos alimentos com um maior teor de carboidratos é importante para a recuperação muscular e energética.Por se tratar de uma atividade física aeróbica de média intensidade, o balé apresenta um gasto energético de aproximadamente 5,2 Kcal por minuto (para uma pessoa de 50 Kg) assim, a dieta de uma bailarina deve ser calculada de acordo com as suas necessidades basais, acrescentando-se as necessidades causadas pela atividade física em questão.
Além disso, essa alimentação deve ser balanceada contendo todos os tipos de alimentos para que não haja carência de nenhum nutriente. Assim, a bailarina irá manter o peso desejado de uma forma saudável e não terá qualquer prejuízo relacionado à saúde, e ainda terá o desempenho adequado ao praticar o balé. Percebe-se então que todos os seus objetivos serão alcançados .
Cabelo e maquiagem

Para o ballet clássico sempre (com algumas excessões, o que pode acontecer de em alguma ou outra dança, sua professora determinar o uso de um penteado diferente, é claro) é necessário o uso de um coque. Parece difícil,mas com algumas dicas talves fique mais fácil!
- você deve prender o seu cabelo em um rabo-de-cavalo, puxando-o para trás com um prente fino e prender com elástico preto ou da cor do cabelo bem firme (pode usar gel para ficar mais firme);
- a seguir você dividirá o seu cabelo(rabo de cavalo) em 2 ou mais partes, e você deverá enrolá-las em volta do elástico,prendendo com grampos,faça isso com todas as partes. Deixe bem firme para não soltar;
- coloque a redinha em volta do coque,cobrindo-o(a redinha pode ser fina,comprada em farmácia ou mais grossa, que é vendida e lojas de artigos para ballet), e se você quiser, coloque uma fita ou um arranjo em volta do coque para enfeitar, dependendo, coloque o arranjo que faça parte do seu figurino.

A maquiagem é outra coisa essencial nos espetáculos(apresentações). Não é difícil de ser feita, e deve combinar com o figurino(deve ser da cor que o coreógrafo determinar),mas independentemente da cor, pode ser feita da seguinte forma:
- passe base, pó ou pan-cake da cor da sua pele no rosto inteiro e no pescoço;
- passe uma sombra branca na parte acima da pálpebra (um pouco abaixo da sobrancelha); passe a sombra com a cor desejada na pálpebra;
- passe o delineador rente aos cilios,contornando a pálpebra; na parte debaixo passe lápis preto;passe rímel nos cílios (ou cole cílios postiços se desejar);
- passe blush rosa nas bochechas e um batom ( que costuma variar entre rosa, vermelho, vinho, dependendo do figurino, mas pode usar outras cores também, de acordo com o que a coreógrafa determinar)nos lábios e está pronta para arrasar!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.