quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que é Nanotecnologia para os cabelos?


Nanotecnologia, você já deve ter ouvido essa palavra em algum lugar, não é mesmo? Pois ela está contida nos frascos mais poderosos para deixar a cabeleira linda.
Então, NANOTECNOLOGIA é a capacidade de criar coisas em seu menor tamanho possível. É na verdade um conjunto de técnicas que tem como objetivo a fabricação de produtos com dimensão menor do que 100 nanômetros. O prefixo “nano” vem do grego e significa anão e corresponde a bilionésima parte do metro ou à milionésima parte do milímetro.
Mas qual é a vantagem?
Com essa dimensão, menor que 100 nanômetros, é reduzido o peso molecular dos produtos e a penetração dos ativos no fio se torna mais fácil, tendo sua ação direcionada e potencializada.
Dessa forma os produtos se tornam cada vez mais eficazes para o consumidor, há uma melhoria no desempenho das fórmulas, trazendo resultados superiores.
Hoje em dia já existem várias marcas com produtos e substâncias nanosferizadas, para que haja homogeneização no fio, onde a aderência e a penetração na fibra capilar são bem melhores, reconstituindo a fundo as estruturas danificadas por alisamentos, permanentes e tinturas.
Podemos citar as ceramidas em nanopartículas, as lecitinas vegetais, a queratina e até silicones. Todos eles exercem função reconstrutora pela capacidade de reposição de elementos que foram perdidos em fios danificados.
Alguns exemplos de nanotecnologia usadas em cosméticos são: Nanoemulsões e as nanocápsulas ou nanopartículas.
As nanoemulsões são emulsões com tamanho de partícula muito pequeno que além de permitir uma maior absorção e possibilitar que os ativos sejam levados até as camadas mais profundas da pele. O uso de nanoemulsões em condicionadores permite que se obtenham produtos mais transparentes e os ingredientes penetrem mais profundamente nos fios de cabelo. As nanocápsulas são partículas que funcionam como um sistema de delivery. No seu interior são colocados princípios ativos que podem ser usados para tratamentos da pele e do cabelo. Ainda é possível ter nanopartículas com carga superficial específica, o que permite controlar ainda mais a sua ação. Há vários tipos de nanocápsulas para uso em produtos cosméticos com diferentes ingredientes em seu interior, o que amplia a gama de possibilidades em sua utilização.
A técnica de nanotecnologia deve ser utilizada em produtos inovadores onde há necessidade de tratar problemas específicos dos cabelos.
Então, fique de olho no rótulo!
Fontes Consultadas: Revista Cabelos e Cosméticos/Revista Cabelos&Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.