terça-feira, 5 de abril de 2011

Óleo de Rosa Mosqueta contra as estrias

Eu “ganhei” a minha primeira estria na pré adolescência, mais ou menos por volta dos 12 anos de idade. Naquela época eu sequer sabia o que era uma estria, cheguei a pensar que eram veias pequenas nos meus seios e nas minhas coxas, pois elas ainda estavam avermelhadas. A verdade é que nessa fase da vida a gente não se importa muito com esses “detalhes”, pois não sabemos o quanto será difícil removê-los do nosso corpo.

Durante a gravidez eu fiquei meio neurótica com a possibilidade da aparição de novas estrias, pois eu sempre pensei assim: “gordura sai, estria nem sempre”. Conversei bastante com a minha dermatologista sobre esse assunto e infelizmente não há muito que fazer. Mesmo controlando o peso (coisa que eu NÃO fiz durante a gravidez) ainda existiam fatores incontroláveis em questão, tipo a genética, hormônios, pele e etc.
Mesmo assim a minha médica me passou uma “receitinha” quase que caseira para tentar evitar o problema. Ela indicou que eu usasse um creme para estria específico para gestantes, para não correr o risco de prejudicar o bebê e, após o uso do hidratante, passar um óleo de amêndoas. Ela explicou que o óleo de amêndoas NÃO hidrata a pele, mas cria uma espécie de barreira que impede que a água saia tão facilmente do corpo, desidratando a pele. Assim, primeiro você hidrata a pele com o creme hidratante e depois “sela” a pele com o óleo de amêndoas, pois o óleo tem a função de barreira protetora nesse caso.

Por fim, a recomendação de praxe: água, muita água. Não adianta você se esforçar pra MANTER a hidratação da pele se você não está permitindo que seu corpo obtenha água. O creme hidratante sozinho não vai fazer muito por você, é preciso que aliado aos cosméticos você beba água. Eu, durante a gravidez, bebia 2 litros de água por dia, fora o que eu bebia de água de coco, suco, leite e chá. No total acho que eu chegava a tomar uns 3 litros de líquido ou mais por dia. Achou muito? Ora, eu estava grávida! Além de me hidratar eu precisava prover o líquido amniótico, a hidratação do meu filho, da placenta e etc. Mas, lógico, uma mulher que não esteja grávida e que não tenha nenhum problema de saúde pode seguir outro cálculo para determinar a quantidade de água a ser ingerida diariamente.

Estudos recentes demonstram que um ser humano deve ingerir entre 250 a 300 ml de água por dia para cada 10 quilos do seu peso. Ou seja, uma pessoa que tenha 50 kg deverá ingerir de 1.250 ml a 1.500 ml por dia, no mínimo. Já uma pessoa que pese 80 kg necessita de, no mínimo, 2.000 ml a 2.400 ml diários. Não é tanto, não é verdade? Agora que já sabemos a quantidade de água que temos que beber por dia para manter o nosso corpo hidratado, vamos voltar ao assunto das estrias.

Segui a receitinha da minha dermatologista! Usava 2 vezes por dia o creme hidratante Maternité da Payot; e logo depois passava um óleo de amêndoas de qualquer marca, pois não fui fiel a nenhuma delas. Isso aliado ao meu consumo ideal de água (risos). E não é que deu certo? Eu engordei mais de 20 kg durante a minha gravidez, pois foi uma gravidez de risco. Mas mesmo assim não ganhei NENHUMA estria. As minhas estrias atuais são herança da minha adolescência e não da minha gravidez, tanto que não possuo estrias na barriga, somente nas coxas e nos seios.

Todavia, apesar de não ter ganho nenhuma estria nova durante a gravidez eu quero (preciso) me livrar das malditas estrias antigas.

Os tratamentos para estria normalmente são muito caros e dolorosos. No momento não quero recorrer a eles. Restam para mim as receitinhas caseiras e amadoras espalhadas pela internet. Uma delas é a utilização do óleo de rosa mosqueta para amenizar as estrias.

Confesso que essa “solução” me seduziu rapidamente, pois adoro o óleo de rosa mosqueta. Quando coloquei próteses de silicone, o meu cirurgião plástico indicou que eu usasse o óleo na cicatriz e realmente tive uma excelente cicatrização nessa região. Então pensei: ora, a estria é uma espécie de cicatriz, então porque não? (risos).

Comprei um óleo de rosa mosqueta da marca Herbarium. Apenas 30 ml do óleo custa em torno de R$20,00 e é vendido em qualquer farmácia. Utilizei 2 vezes por dia durante 3 meses nas regiões onde eu possuía estria (coxas e seios) e terminei gastando um vidrinho por mês.




Senti que houve uma melhora nas estrias. Claro que nada fantástico nem suficiente, pois minhas estrias continuam bem profundas e acessas. Mas não posso negar que existiu uma diminuição nas estrias.




As fotos acima são de parte da minha coxa. É a região onde as minhas estrias são mais fortes, mas mesmo assim, após a utilização do óleo de rosa mosqueta houve uma diminuição na evidência das estrias. Elas agora parecem mais finas e menos fortes, embora ainda sejam chocantes! (risos)

Pretendo continuar utilizando o óleo, mas buscando algo mais eficaz contra as terríveis estrias. Se alguém tiver alguma sugestão, manda pra cá! Ficarei muito feliz em testar alguma coisa contra as terríveis estrias.

Bjs e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.