terça-feira, 5 de abril de 2011

Os benefícios da argila para a pele

Ola meninas, comecei a fazer um tratamento corporal com argilas.Então resolvi fazer este post falando sobre os diferentes tipos de argila e seus benefícios.
Vejamos o que é argiloterapia.

A argiloterapia é a terapia que utiliza as propriedades minerais das argilas para o tratamento estético da pele e terapêuticos .
A argila é provavelmente o mais milagroso dos produtos usados para tratamentos desde tempos imemoriais.
É um dos três medicamentos mais antigos e poderosos da humanidade, juntamente com a água e as plantas.
Desde Hipócrates a Galeno e Avicena, que notáveis terapeutas a têm utilizado com resultados surpreendentes.
Também Gandhi recorria à argila e até a Bíblia fala das suas propriedades curativas e "milagrosas".
Está para ser descoberta a doença que não possa melhorar através de um tratamento com argila.


As principais formas de utilização da argila para fins terapêuticos são máscaras, o cataplasma e as compressas. A máscara pode ser aplicada diretamente sobre a pele - preferencialmente com água morna -  e retirada após a secagem da argila. O cataplasma , também depositado direto sobre a pele, deve ser feito preferencialmente com água fria e deixado por cerca de 1 hora e a compressa pode ser fria ou quente e não é utilizada diretamente na pele.  

Quais são as argilas e suas diferentes composições? 




ARGILA VERDE: argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.

ARGILA BRANCA:
Indicada para peles sensíveis e desidratadas. A argila branca contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, tem ação suavizante e cicatrizante.





ARGILA CINZA:Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.



ARGILA VERMELHA: É uma argila rica em óxido de ferro e cobre. A argila vermelha serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, reduzir medidas e age como antiestressante.


ARGILA ROSA: É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas, pois possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.




ARGILA MARROM: 
argila marrom é um tipo raro devido a sua pureza. É eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos.






ARGILA AMARELA:Rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Rica em Dióxido de Silício que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.


ARGILA PRETA:É a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. argila preta é muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória , anti-artrósica, absorvente e anti-stress.



ARGILA DOURADA:
argila dourada tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.