sábado, 2 de abril de 2011

Anilina

A mistura de anilina que você deve fazer para ficar no tom que você quer!!

Lembrando que o melhor no caso de usar dois tipos de anilina diferentes para criar uma cor única e diferente, é misturar a anilina no alcool antes de por no creme, para que assim o cabelo não fique manchado. Quando você usa duas ou mas cores de anilina numa mistura, existe uma grande possibilidade do cabelo manchar se você não diluir a anilna em pó no alcool antes, porque a anilina forma (Bolinhas) no creme, e se você não dissolvê-las antes, seu cabelo pode ficar todo manchado.

As fotos abaixo são de uma marca de tinta importada e famosa, muito vendida aqui pelo Brasil, quem já procurou deve saber qual é. Saiba que você pode SIM ter os mesmos tons das tintas importadas e caras com apenas 2 reais por potinho de anilina + creme hidratante, se o seu cabelo já estiver descolorido.

Devemos ressaltar que SEMPRE nas primeiras vezes que for pintar e não tiver muita experiencia, você deve antes fazer um teste de mecha.

O que é teste de mecha? Teste de mecha é quando você, já com o cabelo descolorido, pega uma mecha pequena e aplica a mistura de anilina que você preparou.

Exemplo: Você quer o cabelo azul. Você gosta mais do azul da primeira foto (abaixo). Nas primeiras vezes que for usar, é lógico que não terá como você saber exatamente quanta anilina vai de uma anilina ou de outra, e nem tem como isso ser ensinado aqui, porque a absorção da anilina irá depender do tom de descoloração, porosidade, estado do cabelo. Isso varia de pessoa pra pessoa e realmente não tem como ser ensinado aqui exatamente quantos grãozinhos de anilina você irá usar na sua mistura para dar tom X. Você tem que ir testando quantidades de anilina diferentes em uma pequena porção de creme até ficar a cor que você quer, dessa base, você segue o exemplo para fazer uma mistura igual que dê para o cabelo inteiro
Como fazer isso?

Bom, eu aconselho a você comprar alguns copinhos plásticos e colocar uma colher de creme de tratamento dentro de um deles. Nos outros você joga uma pequena quantidade de anilina (menos de 1/4 de colher de café). Neste caso da primeira foto (abaixo), em um copinho voce coloca um pouco de azul celeste, no outro um pouco de anilina azul pavão e no outro um pouco de anilina roxa. Misture nos três um pouquinho de alcool (1ml) ou o bastante pra anilina dissolver-se. Você terá três líquidos de cores diferentes em 3 copinhos. Jogue no copinho com creme um pouco da mistura de azul celeste, um pouquinho da de azul pavão e um pouco da de roxo. Misture e veja se é uma cor bonita que lhe agrada, se estiver clara demais, coloque mais anilina. Lembrando que a cor que está no creme nunca é aquela que vai ficar no seu cabelo, portanto, mesmo se não gostar muito, mesmo assim faça o teste de mecha, porque no cabelo tudo muda. Passe essa mistura numa pequena mexa já descolorida de cabelo, proteja-a com um papel filme, plastico ou papel aluminio, espere uma hora e enxague.

Gostou da cor? Ótimo, agora você pode preparar essa mistura e passar no cabelo todo (siga a mistura pro cabelo todo da mesma cor que ficou no copinho, assim nao tem erro) Não gostou? Acha que aconteceu o que? Claro demais? tente colocar mais azul pavão. Escuro demais? tente colocar mais azul celeste e menos azul pavão.. Roxo demais? Coloque menos roxo.... e assim vai, ate achar a cor perfeita! Faça várias combinações e a que gostar mais, você prepara e passa no cabelo intero. Lembrando que isso é só na primeira vez, depois você aprende e começa a ter mais sensibilidade quanto a anilina, aí fica facinho de fazer qualquer mistura.
Recados pré descoloração:

Pra usar anilina não precisa descolorir o cabelo até quase ficar branco. Isso varia de cabelo para cabelo, porém se você for passar a anilina no cabelo "amarelo-ovo" nunca vai conseguir um resultado legal... Certifique-se que ele esteja bem descolorido. Basta você usar o descolorante de boa qualidade e mais água oxigenada de 30 volumes. Pergunte pra o vendedor da sua cidade qual a melhor escolha.

Evite usar água oxigenda de 40 volumes, pois o resultado é quase o mesmo da de 30, porém resseca 1000x mais!

É muito importante não ser "pão duro" na hora de comprar o que você precisa, pois nunca você vai conseguir uma descoloração perfeita se o seu cabelo for comprido e você comprar 1 tubo de água oxigenada e 1 embalagem de descolorante. Por isso, eu sugiro que vá ao salão de beleza, pelo menos pra descolorir o cabelo. Mas se você for fazer tudo em casa mesmo, pelo menos peça para um amigo te ajudar, pois de jeito nenhum que você vai ter a visão que a pessoa terá de sua nuca!
Quem tiver cabelos cacheados, lembre-se que a descoloração altera a composição dos fios, e você pode perder seu cabelinhos enrolados se não cuidar muito bem dele! Isso ocorre também com os cabelos lisos. Tem que cuidar, sempre!!

Lembre-se de que se você tiver química, relaxamento, alisamento, permanente... NUNCA faça descoloração em casa. E nos casos de escova progressiva ou definitiva, o ideal é perguntar para o seu cabeleireiro se é possível descolorir o cabelo todo. O melhor pra essa situação, seriam somente mechas coloridas, ao invés do cabelo todo.. é melhor que nada ne?

Descolorindo:

Se você tiver um cabelo curto igual de homem, você vai usar tranquilamente 1 pacote de descolorante e 1 tubo de água oxigenada, lembrando que não pode ser mão de vaca nessas horas... Se ele for nos ombros, você já pode comprar 2 pacotes de descolorante e 2 tubos de água oxigenada.. e assim vai...


Você encontra água oxigenada e descolorante em qualquer farmácia ou perfumaria. Os preços são a partir de R$ 4,00 (Pó descolorante) e R$ 0,50 (Água oxigenada) Mas sempre use produtos de qualidade! Pergunte pro vendedor qual a melhor escolha.

Se você é loira natural, mesmo assim deve obrigatoriamente descolorir o cabelo, para obter uma cor bonita nem que seja com água oxigenada de 20 volumes. Para a cor fixar melhor e ficar mais bonita, o cabelo deve estar com as escamas abertas. Se não descolorir, a cor ficará apagada e sem vida.

Se o seu cabelo estiver pintado de PRETO, DESISTA de tentar descolorir em casa, é IMPOSSÍVEL arrancar o preto sem ajuda profissional.

Não existe nenhum jeito de clarear realmente o cabelo sem descolorir. Desista de tintas loiras, camomila e macumbas. Sem descolorir, o cabelo não ficará mais claro.

A água oxigenada deve ser cremosa. E prefira os descolorantes de pó azul, pois descolorem mais.

Descoloração não é compatível com água, portanto faça a sua descoloração com os cabelos completamente secos!
Passo-a-passo:
Passo-a-passo:

Pra poder seguir esse passo a passo, utilize:
-Piranhas;
-Clipes;
-1 Potinho
-1 pente de cabo fino e;
-1 pincel de tintura.

LEMBRE-SE! Sempre pedir ajuda a alguém, pelo menos na hora de fazer a descoloração na parte de trás da cabeça... e ainda peça pra pessoa passar BASTANTE descolorante em cada mecha, sem economizar. Preste atenção na descoloração, ás vezes parece estar branco ja, mas nao se engane, pois o creme da mistura descolorante + água oxigenada, fica branco, e "engana" os olhos. Pra saber a cor que realmente está o seu cabelo, use a ponta fina do pente "raspando" uma mexa do cabelo pra retirar o produto... Vai aparecer a cor q esta por baixo da mistura, q e realmente a cor q vc tem q seguir. Faça isso ate chegar na cor q voce quer. Deixe a mistura no cabelo no máximo 40 minutos! Depois disso a mistura perde o efeito de descoloração porém, vai continuar danificando seu cabelo. Mais tempo no cabelo não significa mais descoloração ok? Se quiser descolorir mais, faça uma segunda descoloração.

Dica: Se quiser uma descoloração mais eficiente, ou se seu objetivo é deixar bem claro, adicione na mistura de descolorante uma colher de café de anilina azul. Isso irá quebrar o amarelado do seu cabelo. Mas cuidado! Não coloque demais, ou sairá com o cabelo azul da descoloração! É bem fácil e não tem erro, só adicionar, misturar e passar no cabelo!
Tabela de Cores:

Cor que vc deseja | Tom da descoloração prévia

Vermelho - Loiro claro
Vermelho vinho - Loiro claro/alaranjado
Rosa - Loiro muito claro
Rosa bebê - Loiro extra claro
Magenta - Loiro claro
Laranja - Loiro claro
Roxo - Loiro claro
Liláz - Loiro muito/extra claro
Verde - Loiro bem claro
Azul Royal - Loiro muito claro
Azul Marinho - Loiro claro
Azul Turquesa - Loiro muito/extra claro
Amarelo - Loiro muito claro
Amarelo Limão - Loiro muito/extra claro
Tabela de descoloração completa...

Retire o descolorante com agua morna, para amolece-lo mais facil, lave com xampu neutro e condicionador, ambos sem pigmentos, de preferencia.

Se você for tratar do seu cabelo (cauterização, reconstrução) após descolorir, tenha em mente que os poros de seu cabelo se fecharão, não absorvendo bem a anilina. Neste caso, quando for aplicar o creme de anilina, utilize antes um shampoo anti-resíduos para abrir novamente os poros.
Preparando a anilina:


Modo 1: Coloque uma quantidade boa de creme no pote, mais ou menos o que você usa para fazer uma hidratação, e vá colocando a anilina aos poucos, misturando bem e apertando no fundo e parede do pote. Dê uma pausa para as bolinhas se dissolverem (menos de 2 minutos) e depois mexa novamente.

Modo 2: Misturar a anilina com uma pequena quantidade de álcool (bem pequena: 1/2 tampinha ou 1 colher de chá). Assim você evita de manchar o cabelo e tem mais controle sobre a quantidade. Também é bom quando usamos duas cores de anilina diferentes, assim não ficam bolinhas no creme e a cor fica uniforme. Pode-se misturar com água quente e queratina liquida também, porém o alcool é mais recomendado pois fixa a anilina nos cabelos. Depois de misturados em um recipiente (potinho, copo, etc), só adicionar no creme. O alcool não estraga o cabelo, pois é usada uma quantidade muito pequena, que é evaporada rapidamente.

IMPORTANTE: Quantidade de anilina = 1/2 (meia) colher de CAFÉ. Pode parecer pouco mas não é! Quanto maior a quantidade de anilina mais manchas na casa e no corpo você poderá provocar. Além de deixar o cabelo com aspecto ressecado. Mais anilina NÃO DEIXA o cabelo mais colorido ok? Só mancha mais a casa, o couro cabelodo, o rosto e as mãos. Além do cabelo ficar com um aspecto pesado péssimo.
Proteja-se devidamente, passando gel de cabelo, qualquer creme, ou até mesmo sabonete em sua testa e adjacentes, e se quiser, nos braços. Coloque toalhas velhas que possam ser manchadas no pescoço e utilize piranhas pra segurar as mechas ja pintadas na cabeça.
Pintando:

Modo 1: Você pode fazer do jeito tradicional. Pegar mecha por mecha e ir separando com pente e ir pintando com pincel. Lambuze cada mexa da raiz as pontas com o creme de anilina, não esquecendo de levantar a mexa e passar o pincel por baixo dela, pra ficar BEM tingida de todos os angulos.

Modo 2: Você também pode passar como creme de tratamento. Pegar a mistura e já meter na cabeça PORÉM faz muita sujeira se colocar muito creme na cabeça ok? Você também corre o risco de não passar o creme igualmente por todo o cabelo. Então para iniciantes o melhor é o modo 1, mas se mesmo assim desejar fazer deste jeito por achar mais prático, certifique-se de "massagear" bem o couro cabeludo e certifique-se de aplicar em todo o cabelo verificando mexa a mexa. O melhor neste caso é fazer isto num comodo que você possa sujar, como um banheiro forrado com uma toalha bem velha ou dentro do box, mas lembre-se de sempre levar uma buchinha, porque se algo manchar, você deve limpar imediatamente para que não manche eternamente.

Faça isso no cabelo todo, e depois, se quiser, prenda com uma piranha no alto da cabeça para você poder se mexer sem ficar com tanto medo de esbarrar nas coisas e manchar porque MANCHA MESMO!! Se quiser, coloque uma sacolinha dessas de mercado mesmo no alto da cabeça. Não é nada bonito, mas vai evitar que você encoste o cabelo pelas paredes, travesseiros, sofás.

Espere mais ou menos 1 hora e meia (ideal) com esse creme no cabelo, retire de preferência em alguma pia grande ou tanque da sua casa. No banheiro faz muita meleca, mas se mesmo assim quiser tomar um banho quente e demorado, lembre-se de levar uma buchinha pro banheiro. Não precisa passar condicionador pois o creme com anilina não é nada mais q uma hidratação que você fez. Porém, se seu cabelo for muito oleoso, passe xampú e condicionador de costume SEM EXCESSOS. Não precisa lavar o cabelo duas, tres vezes ok?
procure tirar a cabeça debaixo d'água quando a água do seu cabelo estiver saindo transparente ou quase transparente. Lembre-se que se você colocar muita anilina no creme, o cabelo ficará com aspecto ressecado e você sairá manchando roupas e travesseiros por aí.

Desembarace o cabelo, passe seu creme pra não armar, faça sua chapinha ou escova e pronto, mas lembre-se que vai ser preciso DOBRAR os cuidados, pois a descoloração fragiliza os fios, não a anilina, então sempre hidrate, cauterize e reconstrua após este processo, toda a semana se possível.

Quer uma cor mais forte?
Existe um método que eu inventei que faz muita meleca, mas que deixa a cor incrível a partir da segunda lavagem.
Siga a receita abaixo:
Você vai precisar de:
1 pote;
1 pincel;
Água morna;
A(s) Anilna(s) que você escolheu para pintar.
Lembrando que esta receita é somente para dar um UP na sua cor, não faça isso com o cabelo loiro porque não ficará legal, essa receita é somente e exclusivamente um realçador de cor.

No potinho, despeje 1/2 colher de café da anlina da sua preferencia, jogue um pouco de água morna, mais ou menos 50 ml se seu cabelo for até os ombros., misture com o pincel, retire o excesso da mistura colorida do pincel e passe em uma mexa do cabelo. É importante retirar o excesso porque se não a anilina irá respingar e manchar. Faça isso em todas as mechas do cabelo e não enxague. Ficará uma cor escura e um pouco fosca. Quando você lavar o cabelo a cor ficará brilhante e muito viva. Essa receita é especial para quando você tem algum evento, festa, etc... assim você pinta os cabelos alguns dias antes e quando lava a cor fica espetacular.
ESSAS CORES COSTUMAM ENGANAR!

Azul = tende a ficar verde!
Verde = tende a ficar amarelo!
Vermelho = quando a pessoa aplica POUCO, tende a ficar LARANJA ou ROSA!
Roxo/violeta = tende a ficar "cor de burro quando foge"

Para o azul ficar realmente azul.. Use a anilina AZUL CELESTE (Não azul pavão, ok?) Bem concentrada!(1 colher de café) se quiser adicione um pouquinho de anilina violeta para não correr o risco de ficar verde.

Para o roxo ficar realmente roxo.. deixe o cabelo bemm descolorido. Se quiser roxo mais escuro adicione um pouco de azul na mistura.


OBS:não precisa diluir a anilina em alcool pois resseca muito o cabelo.Ela pode ser diluida em uma ampola de vitamina pra cabelos VITA A ou um pouquinho de água mesmo

truques,duvidas e macetes

A anilina que estamos citando é a de MADEIRA, em PÓ. Não compre anilinas para tecido, para roupa, para bolo, a óleo, líquida, floral e o caralh* a 4. É SEMPRE anilina para madeira em pó, sempre, entendeu? Não pode ser outra se não, NÃO PEGA! a marca mais conhecida é a anilina Ortoquímica. Custa em média R$ 2,80. Você encontra anilina em papelarias e casas de material para construção.
~* Se você for pintar de rosa e vermelho, lembre-se que são as cores mais difíceis de sair. Mesmo se você passar outra cor por cima, quando ela desbotar, o rosa/vermelho vai continuar lá intacto. O único jeito de tirar essas cores é com soap cap.

~*Shampoo anti-resíduos não tira a anilina dos cabelos, apenas ajuda a desbotar. Para retirar completamente, só com soap cap.

~* Você pode lavar o cabelo normalmente depois de passar anilina, todos os dias, se quiser.

~* Quando seu cabelo já estiver desbotado e você quiser só retocar, somente prepare a mistura de creme + anilina e passe no cabelo como explicado. Se você quiser retocar a raiz também, passe descolorante só na raiz, lave, e depois passe o creme com anilina.

~* Vamos deixar aqui bem claro que não sou vidente. VOCÊ tem que conhecer o seu cabelo. Ninguém aqui pode saber exatamente as quantidades de anilina que vc vai usar.. ninguem pode afirmar se vai ficar um tom mais escuro ou um tom mais claro. Não dá pra falar: 
Olha, coloque 785 grãozinhos de anilina, dilua em 2,5ml de álcool, que com essa cor que voce está de base no cabelo, mais essa quantidade de grãozinhos vai ficar um azul perfeito (Y). Cada cabelo reage de uma forma diferente... fazer uma pergunta dessas é pedir pra não ter resposta. Se seu cabelo for mais poroso vai absorver mais a tinta... Cada um tem que ver como seu cabelo reage. A única coisa certa é: se você colocar menos ficará mais claro, se colocar mais ficará mais escuro. Mas o tom certo só você pode saber. Como?
Teste de mecha. Só assim você conhece as quantidades certas e os tons certos que vão ficar. Nós podemos dar uma prévia de como vai ficar como no tópico de tabela de cores... mas o tom exato só experimentando e fazendo teste de mecha.


~* A anilina não danifica os cabelos. O que danifica os cabelos é a DESCOLORAÇÃO. Quem tem verdadeiro PAVOR de descolorir os cabelos, tem uma idéia totalmente ultrapassada do processo. Quem descolore os cabelos, precisa cuidar deles depois. E a anilina é um corante natural, que lembra a HENNA, tintura inventada pelos índios, e usada até hoje. Não resseca os cabelos, não estraga e não dá câncer. A única coisa que vc deve fazer, é um teste, pegando o creme e colocando um pouco no ante-braço por exemplo, que é uma região delicada, pra saber se vc vai ter alergia ao produto.

~* Se ficar uma cor muito escura, é porque você não descoloriu direito, ou colocou muita anilina.
Somente essas duas anilinas acima (a alcool e ortoquímica) é que são testadas e recomendadas por mim. Se você não achar essas na sua cidade e encontrar outra marca de anilina, voce pode usar DESDE QUE sejam anilinas a álcool ou ortoquímica.
Nunca compre anilina para alimentos, para bolo, comestível, para vela, para resina, floral, líquida, para tecido, para roupa, pois as mesmas podem quebrar, estragar, mudar a estrutura do seu cabelo e até mofá-lo.


~* O creme tem que ser branco SIM, isso facilita para você na hora de misturar a anilina no creme. Voce vai ver exatamente a cor que ficou o creme e se essa cor te agrada.

~* Se você for pintar o cabelo de duas cores diferentes, você OBRIGATORIAMENTE deve lava-las separadamente para uma não manchar a outra.

~* Não faça mexas usando anilina se o seu cabelo for LOIRO, pois ficará bonito só no dia, depois quando você lavar, a anilina vai despregando da mecha e grudando nas partes loiras do seu cabelo, deixando-o MANCHADO.
Exemplo: Vc tem um cabelo loiro e faz mexar pink com anilina... quando você for lavar, as partes loiras do seu cabelo ficarão rosa mais claro ou salmão bem desbotado.
Então, só faça mechas com anilina se o fundo do seu cabelo for ESCURO, tipo castanho escuro com mechas azuis. Assim não tem erro!
~* Nao fique com medo de usar chapinha, secador, baby liss nem nada disso! Você pode fazer tudo isso normalmente, contanto queee hidrate os cabelos devidamente!

~* Não aplique a anilina com o cabelo amarelo-ovo, pois a cor nao ficará legal MESMO! Descolora bastante.

~* A anilina PEGA em cabelo virgens naturalmente claros, porem, nao com tanta intensidade, como num cabelo descolorido, pois no cabelo descolorido, os poros estão mais abertos e a fixação da anilina é mais fácil. Anilina não pega em cabelos virgens naturalmente escuros.

~* Anilina tambem PEGA em cabelos pintados, mas so com cores "aproximadas" como por exemplo: Uma ruiva com cabelos tingidos e desbotados pro tom alaranjado, pode perfeitamente utilizar anilina VERMELHA, que alem de cobrir o desbotado, vai dar a cor "VERMELHA" tao desejada pelas ruivas, e nao aquelas cores com nuances vermelhas como "louro escuro acaju" Que não é vermelho nem aqui nem na China. Pessoas que pintaram pa cabelos de preto também podem passar azul ou roxo par terem reflexos azulados ou arroxeados no sol. E não existe contra-indicação de misturar a anilina junto com a tinta preta para dar aquele tom azulado. Porém, a anilina somente pega se seus cabelos forem pintados de preto, porque as escamas estão abertas. A anilina não pega em cabelos virgens escuros e dificilmente pega em cabelos virgens claros, e se pegar, fica uma cor feia.


~* A anilina "aceita" retoques, quando você ver que a cor está feia, faça o mesmo processo, só que sem a descoloração (somente faça descoloração na raíz) Depois você pode passar o creme de anilina em todo o cabelo pois assim, estará tingindo a raíz descolorida, e retocando a cor do comprimento e das pontas.

~* Mesmo seu cabelo ja sendo loiro, é necessário descolorir o cabelo para a cor ficar bonita. A não ser que seu cabelo seja um loiro muito claro. Se o seu cabelo for natural loiro, é necessário descolorir para abrir as escamas.

~* PRECISA descolorir o cabelo, sem descolorir não pega.

PERGUNTAS ERESPOSTAS

P1.: Existe anilina preta?
R.: Sim, mas não fica preto no cabelo, então o ideal nesse caso é usar tinta preta.

P2.: Quero meu cabelo da cor X, mas não quero descolori-lo, o que eu faço?
R.: Descolore, é o único jeito de pintar ou mudar de cor. Se não quer descolorir, não pinte porque não pega.

P3.: Precisa descolorir pra pintar com anilina?
R.: PRECISA, sem choro nem vela. Se não a anilina NÃO PEGA, entende? Mesmo se você for LOIRA.

P4.: Anilina faz mal? Estraga o cabelo?
R.: O que danifica os cabelos é a DESCOLORAÇÃO.

P5.: Eu tenho escova progressiva/definitiva/relaxamento nos cabelos, posso tingir com anilina?
R.: Isso quem determina é seu cabeleireiro. É preciso saber se a química aplicada nos seus cabelos, é compatível com as descoloração prévia e obrigatória. è muito pouco provável que qualquer reação negativa aconteça referente ao creme de anilina ou alguma tinta, pois as tintas fantasia não contém amônia, e o creme de anilina tampouco, mas mesmo assim antes de qualquer procedimento é imprescindível que você consulte o seu cabeleireiro!! 
P6.: Se eu quiser passar anilina, e depois quiser passar uma tinta por cima, tem algum problema?
R.: Não, nenhum problema afinal, anilina é um corante natural, não irá ocorrer nenhuma reação química porque a anilina não é um componente químico.

P7.: E se depois disso (pintar) eu quiser voltar pra anilina?
R.: O melhor neste caso é fazer uma descoloração ou um SOAP CAP.

P8.: Como tiro manchas de anilina da pele?
R.: Cada pessoa arruma um jeito. Alcool, acetona, Leite de colônia, lavar com sabão em pó... Não precisa ficar em pânico, porque uma hora elas saem.

P9.: Vou pintar meu cabelo de preto, mas depois quero fazer mechinhas de cor X de anilina, vai ser muito difícil descolorir?
R.: Sim, vai. Primeiro separe as mechas que quer descolorir e depois pinte de preto. Se você pintar de preto antes de descolorir, além de não conseguir clarear o cabelo, vai acabar com ele.
P10.: Qual a melhor marca de ox? E a melhor de Descolorante?
R.: Tem muitas marcas boas, você deve perguntar ao vendedor da loja que vc vai comprar qual é a melhor, porque o que existe em uma cidade, não existe em outra, mas sempre dê preferência aos de pó azul, pois anulam o amarelado
P11.: Eu posso descolorir de novo o cabelo, mesmo depois de ter pintado e depois pintar de novo, pra a cor ficar mais clara?
R.: Sim, se você não gostou da cor que ficou o seu cabelo depois de ter pintado, achou que ficou sem vida, escura ou opaca, descolora por cima da anilina que você passou e depois passe a mistura da anilina de novo. Parece que não surte efeito, porque a maioria das vezes a anilina continua lá intacta depois que você descolore, mas acontece que a base do cabelo é descolorida, mas a anilina continua lá... portanto, da proxima vez que você for passar a mistura de anilina no cabelo novamente descolorido, essa cor ficará mais viva devido a segunda descoloração.

P12.: O que eu faço para tirar a anilina do cabelo? Passo shampoo anti-resíduos?
R.: Também, mas se não sair com o anti-resíduos, faça um soap cap .

P13.: Pode ser anilina comestível? Aquelas de bolo?
R.: NÂO. Além de não tingir, faz mal aos cabelos, deixando-os MOFADOS.

P14.: O alcool usado pra dissolver a anilina não estraga/resseca o cabelo?
R.: NÃO. Aconselho a usar a tampinha do frasco de alcool como medida. Este alcool evapora depois, e a quantidade é tão pouca que não se compara aos principios ativos benéficos contidos no creme de hidratação que você vai usar.

P15.: Posso dissolver a anilina na água quente?
R.: Pode, mas saiba que o poder de tingimento ficará diminuído.

P16.: E jogar a anilina direto no creme, pode?
R.: Ela não vai se diluir por completo. É SEMPRE melhor diluí-la antes, mesmo que seja em água 
P15.: Posso dissolver a anilina na água quente?
R.: Pode, mas saiba que o poder de tingimento ficará diminuído.

P16.: E jogar a anilina direto no creme, pode?
R.: Ela não vai se diluir por completo. É SEMPRE melhor diluí-la antes, mesmo que seja em água.

P17.: Posso usar creme de pentear/condicionador na falta do creme de hidratação?
R.: Só se for na falta mesmo... pois o condicionador e o creme de pentear, não foram feitos para fazer hidratação, e também são beeem menos consistentes que o creme recomendado. Um creme mole faz muita sujeira.

P18.: Que cor combina mais com meu cabelo?
R.: Isso não existe. Pinta da cor que voce tem vontade e pronto acabou.

P19.: Que cor combina mais com a minha pele?
R.: Leia a resposta da pergunta anterior.

P20.: Eu quero mudar de cor sem descolorir, como faço?
R.: Se vc quer mudar de uma cor escura para uma clara, entenda de uma vez por todas, que NÃO DÁ, sem uma descoloração prévia ou soap cap Agora se for de uma clara pra uma escura, desbote bem a cor atual com lavagens mais frequentes, shampoo anti-resíduos. Quando estiver bem clara, vc passa a outra cor por cima. Mas, se vc ver que não vai desbotar suficientemente, tem que descolorir ou fazer soap cap também.

P21.: Meu cabelo é loiro, preciso descolorir pra pintar?
R.: PRECISA. Tem que descolorir para a cor que vc escolheu, ficar VIVA.
P22.: Mas ele é loiro claro, mesmo assim preciso descolorir?
R.: Se ele for natural assim, tem que descolorir pra cor ficar viva. Se for pintado e BEM loiro (+- um tom 10), pode passar a anilina, mas é sempre melhor descolorir antes para abrir os poros.

P23.: Posso fazer mechas usando anilina?
R.: DEPENDE, se for loiro, não pode, pois a anilina desprega do cabelo e mancha as outras partes. Se for escuro, pode sim.

P24.: Quanto tempo dura a anilina no cabelo?
R.: Muito relativo... depende da cor, dos costumes da pessoa pra cuidar dos cabelos depois de tingir... enfim, em média dura 15 dias com a cor bem viva.

P26.: Água oxigenada de 40 volumes é mais rápida?
R.: Sim, mas so deve ser usada por pessoas capacitadas. Se vc for descolorir em casa, use as de 30 e 20 volumes mesmo.

P27.: Posso descolorir e pintar no mesmo dia?
R.: O ideal é isso mesmo, porque as escamas estão abertas.

P28.: Quanto tempo deixo o creme de anilina/tinta no meu cabelo?
R.: A tinta vc deixa de acordo com as instruções de uso, geralmente 50 minutos. O creme de anilina é ideal que permaneça de uma hora e meia a duas horas.

P29.: Devo usar touca de alumínio?
R.: Se desejar, sim. Mas isso não influencia no poder de tingimento
P30.: Depois da descoloração, tinjo os cabelos com eles secos ou molhados?
R.: Isso depende de pessoa para pessoa. Muitos recomendam que se faça com os cabelos completamente secos, já eu sempre pintei com os cabelos úmidos (ÚMIDOS, não molhados!!) e sempre deu super certo.

P31.: Posso "turbinar" meu creme de anilina colocando ampolas de vitaminas ou outras coisas?
R.: Pode. Mas, cuidado com ampolas muito coloridas, pois podem interferir na cor do creme. Cuidado também com líquidos muito ralos, pois podem tirar a consistência creme, e deixa-lo muito mole. Não coloque frutas, yogurte e nem NADA de comer no meio do creme!

P32.: Qual dura mais? Tinta ou anilina?
R.: Isso é muito relativo, varia de cabelo para cabelo.

P33.: Passei anilina rosa no meu cabelo e ficou vermelho! Por que?
R.: A anilina certa para ficar PINK é a gerãnio. Se ficou vermelho é porque você nao deve ter descolorido o bastante.

P34.: Anilina e tinta são compatíveis?
R.: Sim, se você tiver o cabelo pintado de vermelho e quiser passar anilina por cima para dar um UP, pode passar. Não tem nenhuma contra-indicação. Ou então, se você tiver o cabelo pintado de anilina e quiser passar tinta por cima, também não há problema.

P35.: De quanto em quanto tempo devo retocar?
R.: Isso varia de cabelo para cabelo.. Pode ser a cada 15 dias ou até mesmo a cada 2 meses. Depende da cor também. As cores frias (azul, roxo, verde) desbotam mais rápido, enquanto as quentes (laranja, rosa, vermelho) demoram mais para desbotar.

P36.: Posso fazer cauterização com o cabelo pintado com anilina?
R.: Pode, cauterização é somente queratina pura, isso nunca fará mal pro seu cabelo
P36.: Posso fazer cauterização com o cabelo pintado com anilina?
R.: Pode, cauterização é somente queratina pura, isso nunca fará mal pro seu cabelo.

P37.: Posso fazer escova progressiva?
R.: Pode desde que seja uma fórmula com pouco formol, porque seu cabelo é descolorido. Na dúvida, pergunte ao seu cabeleireiro.

P38.: Dá pra fazer degradê com anilina?
R.: Sim, usando mais anilina ou menos anilina na mistura, e pintando as partes separadamente, você consegue esse efeito.

P39.: Quanto tempo demora para sair toda a anilina?
R.: TODA, não... a anilina nunca vai sair por completo, você deve fazer uma descoloração ou um soap cap para tirar a cor por completo.

P40.: Qual o tom de loiro eu devo deixar meu cabelo para a anilina pegar?
R.: Veja na tabela de cores.

P41.: Se eu me cansar da cor do meu cabelo, posso tacar preto em cima e pronto?
R.: Jamais!!! Até porque o preto não irá cobrir a cor que está no seu cabelo, e quando ele começar a desbotar, ficará uma cor de burro-quando-foge. Para passar uma cor normal no seu cabelo, faça um ou dois soap caps e depois passe a tinta desejada.

P42.: Se eu pintar meu cabelo da cor natural, vai cobrir a anilina?
R.: Não, e leia a resposta anterior.

P43.: Tenho o cabelo preto e quero que ele fique azulado! Posso passar anilina azul?
R.: Pode, mas só se seus cabelos forem pintados de preto, se forem assim naturais, a anilina não vai pegar.

P44.: Tenho só 8 mechas no meu cabelo, tenho que usar meia colher de café de anilina?
R.: Não né, dããrd... Você usa um pouquinho menos, vamos voltar a escolinha e contar: Cabelo inteiro: ½ colher. 8 mechas: Menos de ½ colher
P45.: Qual marca de anilina é melhor?
R.: A Ortoquímica Colorgil, na minha opinião, mas se não tiver esta na sua cidade, pode pintar com outras desde que sejam pra madeira.

P46.: Não existe essa anilina Colorgil aqui onde eu moro! O que eu faço?
R.: Se vira ué! :| Procura na net, procura em todos os lugares, pinta com outra marca...

P47.: Pintei meu cabelo com anilina. Tinta preta vai pegar por cima?
R.: Sim, mas conforme for desbotando, vai aparecer a anilina. O ideal é fazer um soap cap antes.

P48.: Meu cabelo está da cor A, mas quando desbotar, quero passar a cor B, vou ter que descolorir?
R.: Depende. Mais informações: tabela de cores.

P49.: Meu cabelo está manchando tudo! O que eu faço para parar?
R.: Certamente você colocou muita anilina no creme de hidratação, lave o cabelo até a água sair transparente. Se o problema continuar, compre um óleo selante e passe antes de fazer chapinha, isso irá fechar os poros dos fios. Se ainda não adiantar, vá ao salão e faça uma Selagem térmica.

P50.: Tenho medo de pintar com anilina e manchar minhas roupas!
R.: Se vocÊ passar quantidade certa de anilina, não irá manchar, só fique longe de chuva e não ande com os cabelos molhados. Além disso, mancha de anilina na roupa sai facinho com sabão em pó de boa qualidade.

P51.: Como faço pra não manchar as minhas unhas e minhas mãos?
R.: Simples, use luvas, aquelas cirurgicas mesmo, sao baratinhas.

P52.: Tenho medo de pintar com anilina e depois ir pra praia/piscina e desbotar tudo!
R.: Realmente, é um risco que todas as mulheres de cabelos coloridos com anilina/tinta corremos.

P53.: Queda de cabelo depois da descoloração é normal?
P53.: Queda de cabelo depois da descoloração é normal?
R.: Sim, porque a descoloração fragiliza os fios. Faça cauterizações/reconstruções/hidratações para ele parar de cair.
P54.: Pra ficar uma cor bem viva, é melhor usar anilina, Voleta Genciana, Azul de Metileno ou tinta?
R.: Não importa, todas ficam boas, desde que você as manuseie corretamente.
P55.: Castanho claro cobre a anilina?
R.: Não, nem preto cobre anilina, faça alguns soap caps até retirar toda a anilina dos fios e depois pinte da cor que deseja.
P56.: Fiz progressiva recentemente, posso fazer algumas mechas de anilina?
R.: O certo é você ir ao seu cabeleireiro e perguntar se você pode descolorir, ninguém aqui pode saber se você pode descolorir ou não.
P57.: Aqui na minha cidade não tem a cor gerânio, como faço pra ficar um rosa choque só com anilina rosa?
R.: Tente só com anilina rosa, descolorindo bastante.. Se não, não tem jeito, só a gerãnio tem o rosa mais bonito.
P58.: Meu cabelo ficou cor de água de salsicha, o que faço?
R.: Passe a anilina de novo, se não adiantar, é porque você não descoloriu o bastante.
O que é soap cap?

Soap cap é uma forma de decapar os cabelos. É quase uma descoloração, porém menos agressiva e mais eficiente, devido a sua composição com shampoo anti-resíduos. A descoloração sozinha não tira anilina, mas o soap cap sim, porque decapa o cabelo e, este em especial é muito eficiente porque anula a cor.

Deixo bem claro que eu só estou ensinando como faz, a partir daí a fazer não é mais responsabilidade minha!

(Desculpem, mas tem gente que faz quimica no cabelo e não sabe que tem que cuidar depois, por causa dessas pessoas não posso me responsabilizar por nada)
Receitas de Soap Cap:
Abaixo duas receitas de soap cap, eu já as fiz PORÉM, só a minha (receita da rosa) teve um resultado legal no meu cabelo e muitas pessoas já disseram que é a única que realmente tira completamente a anilina dos fios. Saiba também que a minha receita é a que mais danifica dentre as duas. Por isso eu quis dar uma alternativa caso você não queira danificar tanto os cabelos e não espere um resultado tão bom, assim você usa a receita popular.
Receita da Rosa:
A maioria das pessoas não acredita que soap cap tira anilina do cabelo, simplesmente porque não testaram a receita que inventei... Muita gente coloca água oxigenada 40 porque acha que vai fazer mais efeito e NÃO FAZ. Muita gente coloca as proporções erradas de água ox. descolorante e essas coisas...
Depois de pintar durante 2 anos (veja bem... dois anos) de rosa, tirei praticamente toda a cor com UM soap cap... Se tivesse feito 2, conseguiria tirar tudo, mas do jeito que estava, eu ja estava satisfeita porque já dava pra passar um castanho claro, que cobriria perfeitamente o branco-rosadinho.

Receita Soap Cap :
Obs - Não tente incrementar, economizar ou deixar de seguir nenhuma instrução, se não o resultado nãooo será o desejado!

Você vai precisar de:
*Shampoo anti-resíduos
*2 pacotes de descolorante PÓ AZUL** (se seu cabelo for para baixo dos ombros, não hesite em comprar mais um de reserva)
*Água oxigenada cremosa 20vol. (não compre 30/40 vol.. é só uma decapagem, não uma descoloração, não estrague seu cabelo)
* Anilina cor CONTRÁRIA a que está no seu cabelo. ->O que é isso?? (veja desenho abaixo)

Bom... eu por exemplo.. estava com rosa no cabelo, então fiz um soap cap com anilina AZUL, pra anular o rosa.
Exemplo2: se você está com vermelho no cabelo, pode usar anilina verde ou azul / se você tem o cabelo roxo, pode usar o verde ou amarelo / se você tem verde, pode usar o vermelho ou violeta.. e assim vai.......

Por que tenho que fazer isso?
Esse é um dos segredos... se você passar a anilina de cor contrária JUNTO com o soap cap, as duas anilinas irão anular-se... o que nãoo aconteceria se você só pintasse por cima, por exemplo.
Modo de preparo do soap cap:

Muita atenção nessa hora!!

Em um potinho, coloque os dois pacotes de descolorante pó azul.
Se seu cabelo for muito curto, só com mechas, ou só nas pontas, pode usar um pacote so... mas se for o cabelo todo até o ombro +-, com essa receita você vai usar tranqüilamente 2 pacotes, e se for maior.. acrescentar mais descolorante.

Com o descolorante no potinho, adicione 2 colheres de café da anilina contrária a sua cor de cabelo. Adicione 4 colheres (duas pra cada pacote de descolorante) de sopa de água oxigenada e misture.
É.. eu sei.. ta mó meleca, umas partes duras e outras em pó... isso é normal...
Agora, adicione uma colher de sopa de Shampoo anti-resíduos, depois, adicione uma colher de água ox, depois.. uma de anti-resíduos... E assim vai até dar o PONTO.
CUIDADO COM O PONTO!
O ponto certo tem que ficar uma mistura homogênea, com o descolorante e a anilina totalmente dissolvidos (sem nenhum grão de pó) PORÉM... não deve ficar uma massa mole que nem a de bolo, muito menos liquida. Deve ficar uma mistura que quando você faz um buraquinho no meio, ela não se junte imediatamente (Que nem ponto de brigadeiro, sabe?)
Faça o teste: Abra um buraquinho no meio com a colher, se a mistura não se juntar, pode botar mais água ox e shampoo... mas se juntar em alguns poucos segundos e não estiver muito mole e liquida.. ta pronta pra usar.
Pra que tanto descolorante?
Bom... vai pouca água ox e xampu anti-resíduos, então pra dar a quantidade certa pra passar em todo cabelo, tem que ir bastante descolorante.
Passe a mistura no cabelo com um pincel (mais indicado) mexa por mexa. Deixe a mistura meia hora na cabeça e depois enxague com água morna, lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador
ATENÇÃO:
Não pense que é porque é soap cap que não vai danificar seu cabelo. Esta receita danifica sim, quase como uma descoloração. A não ser que você esteja com o cabelo cauterizado pelo menos uma semana antes.. NÃO FAÇA!
Repetindo, para aqueles mais desatentos... Se você estiver com o cabelo danificado, elástico.. Não faça esse soap cap, porque o seu cabelo pode cair, entendeu??? Cauterize e trate dele antes, em casa mesmo, para depoiiis fazer o soap cap.
(Desculpem, mas não quero ninguém depois vindo aqui chorando, falando que o cabelo caiu por minha causa... falta de aviso não foi.)
Cuidado ao usar as anilinas nas cores Rosa e vermelho no soap cap. Se você exagerar, o seu cabelo pode ficar dessas cores no final do soap cap, portanto.. somente para essas duas cores (que são difíceis de tirar), coloque APENAS uma colher se café na mistura, ou você corre o risco de ficar com o cabelo Rosa bebê ao tentar tirar um azul. E rosa, é muito mais difícil de tirar depois, não é mesmo?
Lembrando que essa receita só serve pra cabelos COLORIDOS, não adianta nada voce querer decapar um PRETO com anilina Rosa na mistura.
Receita popular:
*Receita mas suave, danifica menos, porém decapa menos também.
Você vai precisar de:
- De 25 a 50 ml de shampoo
- Pó descolorante azul
- Água oxigenada 20/30 vol (Não use 40 vol)
- Potinho
- Colher
Modo de preparo:
Misture os três ingredientes no pote, passe no cabelo todo como se fosse creme de tratamento, espere 20 minutos e enxague. Lave normalmente com shampoo e condicionador.
Bom, depois de tantaa descoloração, temos de ensinar também como recuperar o seu cabelo certo? Você pode muito bem ir ao seu salão e fazer cauterizações, reconstruções, hidratações e tudo mais, mas e se você não dispôe de todo esse luxo? afinal.. ir ao cabeleireiro a cada 15 dias fazer tratamentos não é uma coisa muito em conta não é mesmo?

Portanto, vamos ao que interessa... vou ensinar receitas recomendadas por mim de cauterização e reconstrução.



Cauterização caseira:

Você vai precisar de:

*Shampoo anti resíduos (a partir de R$4) dê preferencia aos sem sal.

*Queratina Líquida (a partir de R$7)

*Gelatina em pó sem sabor (a partir de R$2)

*Creatina em pó (Não sei o preço ao certo. Em alguns lugares a creatina está proibida e você pode ter dificuldade em encontra-la. Neste caso, dê preferência aos produtos que já vem com creatina na composição.)

*Protetor térmico (a partir de R$4)

*Água

*Creme reconstrutor de 10 minutos (a partir de R$5)

*Creme hidratante ou aqueles cremes de hidratação de 60 segundos (a partir de R$1)

*Ampolas de vitaminas (a partir de R$0,25)

*Chapinha de cerãmica

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
~*~
Passo: Lave os cabelos com o xampu anti resíduos duas vezes, enxague, tire o excesso de água e desembarace.

2º Passo: Numa vasilha misture 10ml de queratina líquida + 10ml de água. Reserve. Numa panela pequena misture 1 colher de café de gelatina em pó sem sabor + 1/2 colher de chá de creatina em pó + 30ml de água. Leve em fogo baixo por alguns minutos sem deixar ferver, somente para dissolver a gelatina e a creatina. Tire do fogo e misture a outra mistura de queratina e água.

Aplique esta mistura no cabelo, massageando bem mecha a mecha e espere 10 minutos.

3º Passo: Aplique um pouquinho de protetor térmico no cabelo todo, certificando-se de que todas as mechas estão protegidas. Passe a prancha de ceramica mecha por mecha não mais que três vezes (não muito demoradas).

ATENÇÃO: a prancha DEVE ser de cerãmica, não use pranchas que não sejam de cerãmica, porque isso poderá fritar o seu cabelo.

Após passar a prancha deixe o cabelo repousar durante 15 minutos para as proteínas se cristalizarem.

4º Passo: Aplique o creme reconstrutor de 10 minutos no cabelo, por cima das proteinas mesmo, sem exagerar muito, se necessario dilua um pouco do creme em água, porque se você passar muito, seu cabelo ficará com um aspecto pesado. Massageie mecha a mecha e deixe agir por 10 minutos e enxague bem.
5º Passo: Misture o creme hidratante (o suficente para o seu cabelo) com as ampolas de vitaminas que você deseja, passe a mistura em seu cabelo e deixe agir por 40 minutos, se desejar utilize touca metálica. Mais uma vez não lambuze seu cabelo ou ele ficará com aspecto pesado! Passe apenas o suficiente!

Enxague com água fria, faça sua escova/chapinha... e está pronta!



Reconstrução caseira:

Não é igual a cauterização, porque não tem o calor do secador/chapinha para fixar a queratina.

Você vai precisar de:

*Shampoo anti-resíduos (Não é tão necessário, principalmente se você não quer desbotar a sua cor, porém se você não usar, o resultado será pior do que se tivesse usado)

*Queratina Líquida

*Reconstrutor

*Ampolas de vitaminas

*Condicionador não muito oleoso

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~
1º Passo: Lave o seu cabelo 1x com xampu anti resíduos, enxague, retire o excesso de água e desembarace.

2º Passo: Aplique a queratina líquida em seus cabelos, o bastante para cobrir todos os fios, mas também não precisa sair com o cabelo pingando queratina.

3º Passo: Misture o reconstrutor com as ampolas de vitaminas, aplique no seu cabelo somente o suficiente. Deixe agir por 20 minutos e enxague.

4º Passo: Passe no cabelo um condicionador pouco oleoso. Não passe muito, a quantidade ideal é uma moeda de 1 real na palma da mão. Distribua pelo cabelo inteiro. Lembre-se que é só pra condicionar, seu cabelo já está previamente condicionado por causa do reconstrutor, portanto... o condicionador é só um desembaraçante mesmo.

Enxague com água fria, faça sua escova/chapinha e está pronta



 

3 comentários:

  1. Tenho meu cabelo vermelho ( que distaca mais ou menos) mais quero ele super super vermelhãaao que todos parem e comentem .. qual cor de Anilina devo udsar ??

    ResponderExcluir
  2. Oi.Esperimente misturar anilina vermelha com rosa junto com papel crepon vermelho misturtado com água.Passe nos cabelos puro sem creme,mais tome cuidado para não pingar na roupa ou pele,pois fica manchado por um tempo.O resultado é maravilhoso,fica super vermelhoooo!Se quizer misture uma ampola de hidratação junto,deixe secar ao naturtal só lave no dia seguinte.Eu fiz isso e o resultado e vermelho sangue que eu amoooo!rsrsr não abro mão dos meus vermelhos!

    ResponderExcluir
  3. Ola, gostaria de saber como obter um vermelho escuro mais fechado qual a cor de anilina devo usar

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.