terça-feira, 31 de maio de 2011

Transplante de Cabelo – Dúvidas e Respostas

O transplante de cabelo envolve a remoção de pequenos enxertos do escalpo com cabelo ou unidades foliculares da área doadora (normalmente da lateral ou parte posterior da cabeça, com bastante cabelo) e implante na área careca ou com pouco cabelo. Segundo especialistas da área, o transplante de cabelo ocupa o primeiro lugar entre os procedimentos estéticos feitos – principalmente por homens – , hoje.
O motivo para esse grande número de transplantes nos últimos anos é que os resultados obtidos são muito melhores do que antes, além do aperfeiçoamento das técnicas envolvidas no procedimento. O conceito básico do transplante de cabelo é basicamente o mesmo de tempos atrás, a maior diferença hoje está relacionada ao tamanho do enxerto ou unidades foliculares.
O transplante de cabelo envolve a remoção de pequenas partes do couro cabeludo de uma área doadora e seu implante em furos ou fendas numa área calva ou com pouco cabelo, normalmente na parte superior da cabeça. Porém, nenhum cabelo novo é adicionado durante o procedimento. O cabelo e a pele são simplesmente recolocados. Os enxertos podem variar em tamanho e forma, são classificados em:

Enxertos puncionados - enxertos arredondados, que contêm aproximadamente de 10 a 15 fios de cabelo;
Mini-enxertos - enxertos muito menores, com cerca de 2 a 4 fios de cabelo;
Micro-enxertos - enxertos minúsculos que contêm 1 ou 2 fios de cabelo;
Enxertos horizontais ou verticais – enxertos finos que contêm de 4 a 10 fios de cabelo;
Enxertos em tiras - longos e finos, contêm de 30 a 40 fios de cabelo.
Para chegar a uma densidade maior de fios enxertados, várias seções cirúrgicas podem ser necessárias. Recomenda-se um período de vários meses para recuperação entre as sessões. A quantidade de cobertura determinada depende parcialmente da cor e textura do cabelo. Cabelos grossos, grisalhos ou claros proporcionam melhor cobertura do que os escuros e finos. O maior número de unidades foliculares transplantadas na primeira sessão varia para cada indivíduo, mas a média é de 50. Para mini e micro-enxertos, o número pode chegar a 700 em cada sessão.
No transplante de cabelo, pequenas partes do couro cabeludo lateral e posterior cheias de cabelo são retiradas e reimplantadas em furos na parte careca da cabeça. Horas antes da cirurgia, a área doadora será aparada para que os enxertos possam ser removidos com facilidade. A área doadora e a receptora são tratadas com anestesia local, semelhante ao que é feito pelos dentistas.
Para manter uma circulação saudável no couro cabeludo, os enxertos são colocados a uma distância de 0,3 milímetros (quase 1/8 de polegada). Em sessões posteriores, os espaços entre as mudas serão preenchidos com enxertos adicionais. Depois de completa a sessão de enxerto, o couro cabeludo será limpo e coberto com gase. Alguns médicos recomendam que seus pacientes usem bandagens de pressão, por um ou dois dias, enquanto outros permitem que seus pacientes se recuperem sem as bandagens.

Por Malanny Serejo /Fonte: www.saude.hsw.uol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.