sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cronograma Capilar

Está super "na moda", muita gente fazendo, correndo atrás de mascaras diferentes, etc e tal. Eu fiz quando a coisa tava crítica e ajudou muito. Penso que o cronograma é maravilhoso porque já está prontinho, organizadinho, não precisa pensar muito, é como livro de receitas, se a gente segue a risca corre tudo bem
Ajuda bastante quem está com o cabelo estragado e também da uma luz a quem ta começando a cuidar do cabelo mas ainda não sabe os macetes. Cronograma é tipo tabuada e é MARA!


Por outro lado, penso que estimula o consumismo e muitas empresas se aproveitam disso para criarem nomenclaturas diferentes para produtos parecidos e deixar a gente com a sensação de “ainda não tenho x tipo de produto”. Na minha adolescência, era máscara e ponto! Hoje temos hidratantes, nutritivas, reconstrutoras, reestruturantes, RMC... fora as “subdivisões” do tipo anti age, fortificante, lissage... olha a confusão!


Que máscaras reconstrutoras devem ser usadas com cautela é FATO, pois podem deixar o cabelo rígido demais causando quebra, sem contar que não fica bonito! Mas cada cabelo é diferente, desde a estrutura “original de fabrica” até o tipo de química que usa, o estilo de vida da pessoa e o estado em que o cabelo se encontra.


Neste caso não existe receitinha de bolo, é preciso se conhecer, conhecer o próprio cabelo e entender o que ele necessita, independente da seqüência e periodicidade. Conhecer o cronograma neste caso ajuda porque você acaba prestando mais atenção nos princípios ativos das máscaras, na função de cada um...


De qualquer maneira, chega a ser “bunito di si vê” as meninas empolgadas, enxergando além do design e cheiro do produto, lendo o rotulo, descobrindo os componentes... muita gente por aí até dando show de química e biologia no que diz respeito a cabelo! Fico feliz!! E pra quem quer conhecer melhor o cronograma, esse texto está bem explicadinho ;)

Por: Raquel
Mais importante do que ter bons produtos para os cabelos é saber respeitar a necessidade dos nossos fios, para isso devemos ter algo muito importante em mente quando de trata de tratamento capilar: disciplina. Um cabelo saúdável é um cabelo hidratado, nutrido e reconstruído, mas não podemos fazer isso em um dia apenas, daí que entra o Cronograma Capilar.

O tratamento é feito em três fases: Hidratação (Reposição Hídrica); Nutrição, (Reposição Lipídica), e Reconstrução (Reposição Protéica). O tratamento tem que ser feito nesta ordem, NUNCA SE COLOCA PROTEÍNA NUM CABELO DESIDRATADO OU RESSECADO, primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja óleos e manteigas, de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme. 

Pra quem é indicado?Pra quem não pode dar uma estrelinha que o cabelo fica no chão, para cabelos que passaram por corte químico, cabelos ressecados, porosos, quebradiços, detonados, gongados, esfarrapados ou simplesmente pra vc que nasceu dhyva e quer apenas dá um up.. sonhafia.

Bora?
Tipos de Máscaras:

Hidratante: Hidratar consiste em repor a água perdida pelo fio. Retêm a humidade sobre a citícula, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade.


Nutrição:Nutrir consiste em repor os nutrientes perdidos pelo fio. Promovem uma reposição lipídica do fio. Você pode também usar uma máscara comum e promover uma UMECTAÇÃO


Reestruturante: Reestruturação é um procedimento que restaura a fibra capilar, devolvendo os sais minerais, as proteínas e as vitaminas que se perderam devido a processos químicos ou fatores climáticos.Ela tem um poder maior do que outros de penetração no fio de cabelo

Reconstrução:Reconstruir consiste em repor os componentes estruturais perdidos pelo fio.

Hidratante: Vitamina A (panthenol), Aloe Vera, pró Vitamina B5

Nutrição: Proteinas hidrolisadas, como proteinas do Leite,Trigo, seda,aveia etc.., Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, murumuru

Reestruturante: queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), proteínas hidrolisadas


Reconstrução: queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), Cogeno
ORDEM

Não há uma ordem extremamente correta; na verdade há 2 tipos de cronograma há ser feito, escolha o seu e seja feliz, ou alguem com mais (paciência) entendimento capilar que eu pode explicar a vocês.

Consistem em duas formas:

PRIMEIRA FORMA:
Primeira Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Segunda Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Terceira Semana: hidratar / hidratar / reconstruir.

Após a terceira semana, o ciclo recomeça.
3 x na semana, ou seja: segunda, quarta e sábado ,por exemplo.

SEGUNDA FORMA:
Hidratar - pausa 48 hrs (o ideal é q se pause 72 hrs, ou seja, 3 dias sem lavar o cabelo, pode molhar, pode amarrar, pode botar atrás da orelha,pode fazer chapinha, pode banhar de piscina, pode só molhar pra refrescar - calooooor duziferno, só não pode L-A-V-A-R.;
Nutrir - pausa 48 hrs;
Recontruir - pausa 48 hrs.

Se você pausar 48, dará um total de 7 dias: Hidrata na segunda feira, nutre na quinta, reconstróe no domingo.
Se você pausar 72, dará um total de 9 dias: Hidrata na segunda, nutre na sexta, reconstróe na terça.

HIDRATAÇÃO
Usa-se nessa etapa as linhas mais simples, facilmente encontradas em supermercados/farmácias. Produtos usados nessa etapa: Shampoo, Máscara/Ampola, Condicionador, leva in(opcional).

Busque tudo o que seja realmente hidratante, do shampoo ao leva in. Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio, utilize cremes sem enxágüe bem levinhos, se puder evite o uso do secador.

Não use esticos no cabelo, para não induzir a quebra dos fios. Isso é muito importante.(cabelos quebradiços); para quem se incomoda muito com o cabelo solto, use uma presilha estilo “piranha” bem folgada.
Não faça o uso de secador e chapinha ou quimica. Seu cabelo está de “repouso”, então o segredo é focar nos cuidados essenciais. (corte químico)

Você concerteza (eagorajosé? se escreve junto ou separado?) tem sua linha favorita, mas aqui estão alguns exemplos de marcas boas, baratas e fáceis de encontrar:

* PRODUTOS / MARCAS: *

Capicilin, Careliss, L'oreal, Pantene, Dove, Nazca, Novex, Garnie, etc.
Hidratação Maizena, hidratação Deleite.
Bepantol(junto as máscaras)

NUTRIÇÃO
Teem como principios ativos óleos de manteiga de karité, girassol, semente de uva...Trata-se entretanto, de produtos mais potentes que os da hidratação, pois toda nutrição hidrata, mas nem toda hidratação nutre.
Deixando claro, também, que aqui há um investimento maior que na hidratação.
Mesma oredem; shampoo, máscara, condicionador, leva in(opcioonal)

* PRODUTOS / MARCAS *
Linha nutritiva Amend Gold Black, linha Vita A Vitavinho (tem outra tb, uma verdinha), Nutrição Celular Acquaflora, Nutrição Absoluta da Niely (linha da Angelica q o Hulk entra na propaganda), Avon Naturals papaya e kiwi, Kerastase Nutridefense(o zói da cara, tô dizendo logo) e a queridinha da comu, quem ganha quase com unanimidade é a dupla dinamica Rigen + Real Cream ph4 ambos da Alfaparf.

Não podemos esquecer ainda, a UMECTAÇÃO, que se encaixa nessa fase.
Procurem por produtos livres de óleo mineral(mineral oil), parafina líquida(paraffinum liquidum), vaselina líquida e petrolatum pois vai só maquiar seu cabelo e ainda dificultar que outros produtos penetrem no fio, pois esse componetes não são solúveis.

Quer um bom exemplo? Azeite de Oliva extravirgem do supermercado.
Pode ser tb azeite de dendê, oleo de ricino, óleo de côco, manteiga de karité, oleo de jojoba, oleo de argan e até óleo de cozinha que é meio eca, mais serve se vc tiver paracendo aloka e sem um tostão no bolso. Enfim, todo e qualquer produtos à base de óleos ou manteigas vegetais.

E POR FIM - RECONSTRUÇÃO.
Basicamente produtos que possuem QUERATINA E COGENOS e também creatina, cistina(glicopan, eu te amo).

Na verdade existe um monte de procedimentos de reconstrução capilar com dezenas de formas diferentes de fazer, mas, antes de optar por qualquer um tipo você deve identificar qual é a necessidade do seu fio. Ele está poroso? Quebradiço? Está caindo por perda de matéria? Emborrachado? Ou você só quer fazer uma reconstrução preventiva? Aos poucos, vamos postando o produto especifico para cada caso ;)
Procedimento: o mesmo das etapas anteriores.

* PRODUTOS / MARCAS *

Máscaras para reposição de massa capilar (a melhor de acordo com a comu: RMC Azul Amend Gold Black), Mascaras Anti-Age da marca ÉH, Salva Fios Vita A, Glicopan (tem um tpc), Reconstrução com o Tratamento Intensivo da Vizcaya, Reconstrução com Reposição de Massa Capilar Salon Line - Aroma do Campo, Midollo,Age Recharge kérastase, Cauterização Molecular Loreal Professional (tem um tpc); CAUTERIZAÇÃO CASEIRA.

Depois disso, repete-se o ciclo mais uma vez. Na mesma ordem, nos mesmo limites, respeitando os tempos de pausa e tudo.
Se seu cabelo responder significamente, ok.
Se não, partiremos agora para a CAUTERIZAÇÃO CASEIRA.
CAUTERIZAÇÃO CASEIRA:
Produtos:
*Shampoo anti-resíduos ( eu uso da niely, mas tem no mercado aos kilos);
*Máscara hidratante (fios muito ressecados) ou condicionador (fios normais a secos);
*Queratina líquida (Bio Extratus Profissional – excelente!!!);
*Protetor térmico (eu uso Loreal RT5 - Ótimo).

Passo a passo: 
1) Lave delicadamente os cabelos com o shampoo anti-resíduos por duas vezes, que é para abrir bem a cutículas dos fios;

2) Passe a máscara hidratante e deixe por 5 minutos. No caso de condicionador, 2 ou 3 minutos são suficientes. Enxágue muito bem.

3) Retire o excesso de água com uma toalha. Coloque num frasco com um spray 10 ml de queratina + 20 ml de água filtrada ou mineral. No caso de cabelos curtos ou em pequena quantidade, pode reduzir a mistura pela metade: 5 ml de queratina + 10 ml de água.

Fiz essa segunda opção e ainda sobrou um restinho no frasco… Pulverize por toda a extensão dos fios, até as pontas, evitando apenas que vá parar queratina no couro cabeludo. Faça suaves massagens nos fios, de cima para baixo, sempre na direção do crescimento dos cabelos.

Não friccione em hipótese alguma em nenhuma das etapas. Aliás, muito bem lembrado, não friccione NUNCA o seu cabelo…

4)NÃO ENXAGUE!!!

5) Passe o secador muito de leve só para que o cabelo não fique pingando ou com excesso de umidade nas pontas;

6) Espalhe a quantidade necessária do protetor térmico no comprimento e pontas dos fios e escove os cabelos usando uma escova grande e redonda. Por fim, passe a prancha, mecha a mecha, por umas 3 ou 4 vezes.

7)Aguarde no mínimo 48 horas para lavar os cabelos novamente, pois os fios ficarão absorvendo a queratina nesse período.

Para recuperar cabelos muito danificados, fazer esse ritual a cada 15 dias, intercalando com hidratação. Não faça a cauterização seguidamente por muito tempo, pois o excesso de queratina endurece os fios. Depois que os cabelos estiverem recuperados, pode ser feita uma única sessão por mês para manter o resultado.

Hidratação: Todas da Tutanat (eu uso a Baba de Quiabo e AMO), Careliss de Açucar, Colorvive Mechas da Elséve
Nutrição: Nutrição Celular da Acquaflora, Rigen, Karité e Tutano da Miss Anne e da Bioextratus
Reconstrução: RMC Azul da Amend, Anti-Age tbm da Amend, Máscara Reconstrutora da Tutanat, Queratina da Bioextratus e da Niely Gold.
hidratação: máscara elsève solar (às vezes a ampola da pantene, e a ampola de creatina avon)

nutrição: máscara nutri-thermique da kérastase, e a force relax da l'oreal professional (mas dizem que a elseve liss intense extreme é boa pra isso tb)

reconstrução: age recharge e masque reconstructive, ambas da kérastase, ou a absolut repair. masss, eu uso junto com a queratina da bioextratus.
 

Criei um tópico na comunidade Hidratação Capilar com intuito de todos fazermos uma grande lista de mascaras de cada etapa. Não da pra saber se está tudo certinho, mas já ajuda, neh?!
Atualmente está assim:

Mascaras de Hidratação:
ALTAMODA
ÉhSemi di Lino

AMEND
Hydrous Intensy
BIOEXTRATUS:
Máscara da linha Neutra(com proteinas do leite)

CARELISS
Careliss Açúcar

ELSEVE
Colorvive Mechas
Elseve Solar
Nutri-Gloss

KERASTASE:
Chroma Richie

KEUNE:
Intensive Hair Repair

LANZA:
Moisture Treatment

MATRIX:
Colorcarethépie
Biolage Hydrathérapie
Relaxima 
MISS ANNE
linha queratina

PANTENE
linha reparação intensa

REDKEN:
All Soft

SCHWARZKOPF:
Bonacure Moisture Kick

SENSCIENCE:
Inner Restore Intensif

VIVE
Colorschok


Disponível em:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=13214606&tid=5591356832248392766&kw=cronograma+lista&na=1&nst=1

Mascaras de Nutrição:
AMEND:
Discipline Liss
Eco Therapy
Hair Dry com D'Pantenol e Manteiga de Karité

AQUAFLORA:
Nutrição Celular

BIOEXTRATUS:
Shitake 

ELSEVE
Anti-quebra
Nutrição 10x
Liss intense

GARNIER FRUCTIS:
Stop Queda

KANECHON
Manteiga de Karité
Ceramidas
Leite de Cabra

KERASTASE:
Maquintense (finos e grossos)
Óleo relax
Nutri-Thermique
Óleo Curl Intense


L’OREAL PROFISSIONAL:
Vitamino Color
Liss Ultime
Force Vector
Force Relax

SALON LINE
Cholesterol Avocado

SURYA:
Orgânica Coco e Ucuuba


Disponível em:

Mascaras de Reconstrução:
ALFAPHARF:
Midollo di Bamboo
Midollo di bambu pro concentrate

AMEND:
RMC Azul
RMC Vermelho

AQUAFLORA:
Máscara Reconstrutora

AVOLON:
Reconstrutor affirm 5 in 1

BAIN DE TERRE
Mud masque (máscara de argila marrom, extra strenghtening mask( extra fortalecedora)
BIOEXTRATUS:
Queratina líquida

ELSEVE
RT5-EQ

ITALLIAN
Kit Extreme-Up Hair Clinic

JOICO:
Deep Penetrait Joico K-pak

KERASTASE:
Age recharge
Masque reconstrutive

MOROCCANOIL
Moroccanoil Restorative Hair Masque

REDKEN
Redken extreme

SCHWARZKOPF
Bonacure Repair Rescue

SENCIENCE:
cpr

VIVE COSMETIQUE
Amino Shock 

NPPE
Lycopene treatment
SH RD leave in 
Energyzing protein mask

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.